Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1710
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Leonardo Antonio Pereira | - |
dc.contributor.author | Dias, Camila Pereira Fernandes | - |
dc.contributor.author | Jesuíno, Fernanda Azevedo | - |
dc.contributor.author | Alcântara, Taiana Quéssia Neves de | - |
dc.contributor.author | Figueiredo, Isis C. | - |
dc.contributor.author | Sá, Ana Carolina Souza | - |
dc.contributor.author | Bastos, Clara Maia | - |
dc.contributor.author | Suñé, Roberta Sampaio | - |
dc.contributor.author | Belitardo, Priscila Machado M. | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Cindy S. | - |
dc.contributor.author | Santana, Mariana C. | - |
dc.contributor.author | Casqueiro, Janine B. | - |
dc.contributor.author | Lopes, Daisy Milena C. | - |
dc.contributor.author | Adan, Luís Fernando Fernandes | - |
dc.contributor.author | Silva, Luciana Rodrigues | - |
dc.creator | Ribeiro, Leonardo Antonio Pereira | - |
dc.creator | Dias, Camila Pereira Fernandes | - |
dc.creator | Jesuíno, Fernanda Azevedo | - |
dc.creator | Alcântara, Taiana Quéssia Neves de | - |
dc.creator | Figueiredo, Isis C. | - |
dc.creator | Sá, Ana Carolina Souza | - |
dc.creator | Bastos, Clara Maia | - |
dc.creator | Suñé, Roberta Sampaio | - |
dc.creator | Belitardo, Priscila Machado M. | - |
dc.creator | Oliveira, Cindy S. | - |
dc.creator | Santana, Mariana C. | - |
dc.creator | Casqueiro, Janine B. | - |
dc.creator | Lopes, Daisy Milena C. | - |
dc.creator | Adan, Luís Fernando Fernandes | - |
dc.creator | Silva, Luciana Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2011-07-02T13:55:58Z | - |
dc.date.available | 2011-07-02T13:55:58Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.issn | 2236-5222 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1710 | - |
dc.description | p. 63-68 | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo analisa as principais dificuldades referidas e as habilidades adquiridas pelos estudantes de Medicina na prática ambulatorial da disciplina Pediatria Preventiva Social, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, em seu primeiro contato com a clínica pediátrica. Através de um questionário, os estudantes foram inquiridos, em dois momentos distintos (início e término da disciplina) acerca dos aspectos com maior dificuldade de superação e progressos obtidos no contato com as crianças. Essa atividade prática se caracteriza pelo atendimento primário ambulatorial, na qual se exercita a consulta pediátrica, enfatizando anamnese detalhada e o exame físico completo, além das peculiaridades das diversas faixas etárias pediátricas. Com relação à anamnese, os estudantes demonstraram ter menor segurança na análise do crescimento e do desenvolvimento neuropsicomotor, enquanto que, no exame físico, relataram redução no grau de segurança no exame do abdômen (palpação de órgãos) e dos órgãos genitais. No geral, houve aquisição de habilidades tanto na realização da anamnese quanto do exame físico, sendo que, para algumas variáveis, essa evolução foi mais evidente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | pediatria - ensino e aprendizado | pt_BR |
dc.subject | pedagogia médica | pt_BR |
dc.title | Exame clínico pediátrico: aquisição de habilidades na disciplina Pediatria Preventiva Social, FAMEB - UFBA | pt_BR |
dc.title.alternative | REVISTA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E BIOLÓGICAS | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 6, n. 1 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
4151-10237-1-PB.pdf | 269,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.