Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17028
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação de capital social para o desenvolvimento sustentável: o caso de uma intervenção não governamental em Cafarnaum, Bahia
Autor(es): Azevedo, Roberta Soledade
Autor(es): Azevedo, Roberta Soledade
Abstract: Nesta monografia ressalta-se a importância da formação de estoque de capital social para o sucesso dos projetos de desenvolvimento local sustentado, através do estudo de caso de uma intervenção não governamental com recursos provenientes da agência do governo sueco (ASDI ou SIDA) e de uma ONG sueca ( Missão Sueca). Investiga-se o impacto das ações do Projeto Cafarnaum: Ações básicas de Saúde e Perfuração de Poços Artesianos e, posteriormente, averiguam-se os desdobramentos dessas ações no espaço do município de Cafarnaum, através do desempenho das dez associações que a equipe da ONG ajuda a constituir no local. São identificados aspectos similares e distintos de atuação dessas associações, através da aplicação de questionários, das informações das atas de reunião, das entrevistas com seus líderes, associados e moradores antigos dos povoados. Esse procedimento permite a construção de tipologias que são analisadas com a construção de um perfil histórico e do índice de avaliação da ação coletiva das distintas associações. Defende-se que a Organização não-governamental simbolicamente tem como foco de atuação a questão da infra-estrutura e da saúde, mas a essência do trabalho é a educação. Educação popular direcionada para a cultura de uma vida compartilhada. É através da participação que se constrói a cultura de cooperação e civismo. Esses elementos exercidos ao longo de alguns anos, cria na sociedade, condições que determinam o sucesso de projetos locais de desenvolvimento. A análise desses elementos nas comunidades selecionadas, responde pelos distintos tipos de associativismo identificados na região, originados pelo mesmo projeto e assessoria. A participação popular nos processos decisórios significa a integração de distintos atores sociais no espaço público e político do local. A ocorrência desse fenômeno é requerida para os processos de municipalização sustentada e, consequentemente, aumenta o índice de desenvolvimento humano, aspecto cada vez mais valorizado no âmbito da Economia Científica Contemporânea.
Palavras-chave: Capital social
Projeto Cafarnaum - Bahia
Organização não governamental
Desenvolvimento sustentável
CNPq: Economia regional e urbana
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17028
Data do documento: 20-Fev-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.