Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17009
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Ivone Freire-
dc.contributor.authorEspírito Santo, Marcelo Carvalho do-
dc.creatorEspírito Santo, Marcelo Carvalho do-
dc.date.accessioned2015-02-19T15:12:10Z-
dc.date.available2015-02-19T15:12:10Z-
dc.date.issued2015-02-19-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17009-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta o processo de implantação, adequação e operacionalização da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Bahia (CFOPM/BA), realizado pela Academia de Polícia Militar, e como os alunos-oficiais PM (AL OF PM) das turmas formadas nos anos de 2011 e 2012, avaliam a contribuição da mencionada metodologia para o desenvolvimento da sua aprendizagem. A formação policial visa qualificar os profissionais de segurança pública para atuar nas funções administrativas, operacionais e educacionais (eixo técnico) no cargo de Aspirante-aoficial (estágio probatório) e Tenente PM no contexto atual da sociedade moderna. Tal desiderato exige respeito aos direitos individuais e coletivos e a dignidade da pessoa humana no convívio com o cidadão, assim como, capacidade de negociação e mediação comunitária e intermediação de conflitos sociais. Através de referenciais teórico-metodológicos de autores como Anthony Giddens (modernização reflexiva), Donald Schon (educando o profissional reflexivo), David Bayley (Padrões de policiamento), Dominique Monjardet (O que faz a Polícia) e Paulo Freire (pedagogia da autonomia e pedagogia do oprimido), buscar-se-á a compreensão dos desafios demandados para a formação, a verificação da eficiência, eficácia e efetividade da metodologia em possibilitar o desenvolvimento de competências (conhecimento, habilidades e atitudes), tais como: autonomia, tomada de decisão, trabalho em equipes e mediar conflitos. A avaliação da metodologia pelos sujeitos de aprendizagem, com a observância das dimensões temporais destes: passado (ingresso, recepção e permanência no curso), presente (estágio atual de atuação profissional na unidade que serve como Tenente PM ou Aspirante PM) e futuro (projeção dos desafios e capacidades de atuação como Capitão PM).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolícia Militar - Educaçãopt_BR
dc.subjectCurriculospt_BR
dc.titleO uso da aprendizagem baseada em problemas: o caso da academia de Polícia Militar/BApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesRocha, Julio Cesar de Sá da-
dc.contributor.refereesHirsch, Fábio Periandro de Almeida-
dc.publisher.departamentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadaniapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania (MPSPJC/PROGESP)
Dissertação - Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania (MPSPJC/PROGESP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Marcelo carvalho Espirito Santo - 2013.pdf2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.