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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17009
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Costa, Ivone Freire | - |
dc.contributor.author | Espírito Santo, Marcelo Carvalho do | - |
dc.creator | Espírito Santo, Marcelo Carvalho do | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-19T15:12:10Z | - |
dc.date.available | 2015-02-19T15:12:10Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-19 | - |
dc.date.submitted | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17009 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta o processo de implantação, adequação e operacionalização da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Bahia (CFOPM/BA), realizado pela Academia de Polícia Militar, e como os alunos-oficiais PM (AL OF PM) das turmas formadas nos anos de 2011 e 2012, avaliam a contribuição da mencionada metodologia para o desenvolvimento da sua aprendizagem. A formação policial visa qualificar os profissionais de segurança pública para atuar nas funções administrativas, operacionais e educacionais (eixo técnico) no cargo de Aspirante-aoficial (estágio probatório) e Tenente PM no contexto atual da sociedade moderna. Tal desiderato exige respeito aos direitos individuais e coletivos e a dignidade da pessoa humana no convívio com o cidadão, assim como, capacidade de negociação e mediação comunitária e intermediação de conflitos sociais. Através de referenciais teórico-metodológicos de autores como Anthony Giddens (modernização reflexiva), Donald Schon (educando o profissional reflexivo), David Bayley (Padrões de policiamento), Dominique Monjardet (O que faz a Polícia) e Paulo Freire (pedagogia da autonomia e pedagogia do oprimido), buscar-se-á a compreensão dos desafios demandados para a formação, a verificação da eficiência, eficácia e efetividade da metodologia em possibilitar o desenvolvimento de competências (conhecimento, habilidades e atitudes), tais como: autonomia, tomada de decisão, trabalho em equipes e mediar conflitos. A avaliação da metodologia pelos sujeitos de aprendizagem, com a observância das dimensões temporais destes: passado (ingresso, recepção e permanência no curso), presente (estágio atual de atuação profissional na unidade que serve como Tenente PM ou Aspirante PM) e futuro (projeção dos desafios e capacidades de atuação como Capitão PM). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Polícia Militar - Educação | pt_BR |
dc.subject | Curriculos | pt_BR |
dc.title | O uso da aprendizagem baseada em problemas: o caso da academia de Polícia Militar/BA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Rocha, Julio Cesar de Sá da | - |
dc.contributor.referees | Hirsch, Fábio Periandro de Almeida | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Direito | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania (MPSPJC/PROGESP) Dissertação - Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania (MPSPJC/PROGESP) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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