Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16832
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Consenso brasileiro para o diagnóstico e tratamento do hipertireoidismo: recomendações do Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Título(s) alternativo(s): Arquivos brasileiros de Endocrinologia e Metabologia
Autor(es): Maia, Ana Luiza
Scheffel, Rafael S.
Meyer, Erika Laurini Souza
Mazeto, Glaucia M. F. S.
Carvalho, Gisah Amaral de
Graf, Hans
Vaisman, Mario
Maciel, Lea M. Z.
Ramos, Helton E.
Tincani, Alfio José
Andrada, Nathalia Carvalho de
Ward, Laura Sterian
Autor(es): Maia, Ana Luiza
Scheffel, Rafael S.
Meyer, Erika Laurini Souza
Mazeto, Glaucia M. F. S.
Carvalho, Gisah Amaral de
Graf, Hans
Vaisman, Mario
Maciel, Lea M. Z.
Ramos, Helton E.
Tincani, Alfio José
Andrada, Nathalia Carvalho de
Ward, Laura Sterian
Abstract: Introdução: O hipertireoidismo é caracterizado pelo aumento da síntese e liberação dos hormônios tireoidianos pela glândula tireoide. A tireotoxicose refere-se à síndrome clínica decorrente do excesso de hormônios tireoidianos circulantes, secundário ao hipertireoidismo ou não. Este artigo descreve diretrizes baseadas em evidências clínicas para o manejo da tireotoxicose. Objetivo: O presente consenso, elaborado por especialistas brasileiros e patrocinado pelo Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, visa abordar o manejo, diagnóstico e tratamento dos pacientes com tireotoxicose, de acordo com as evidências mais recentes da literatura e adequadas para a realidade clínica do país. Materiais e métodos: Após estruturação das questões clínicas, foi realizada busca das evidências disponíveis na literatura, inicialmente na base de dados do MedLine-PubMed e posteriormente nas bases Embase e SciELO – Lilacs. A força das evidências, avaliada pelo sistema de classificação de Oxford, foi estabelecida a partir do desenho de estudo utilizado, considerando-se a melhor evidência disponível para cada questão. Resultados: Foram definidas 13 questões sobre a abordagem clínica inicial visando ao diagnóstico e ao tratamento que resultaram em 53 recomendações, incluindo investigação etiológica, tratamento com drogas antitireoidianas, iodo radioativo e cirurgia. Foram abordados ainda o hipertireoidismo em crianças, adolescentes ou pacientes grávidas e o manejo do hipertireoidismo em pacientes com oftalmopatia de Graves e com outras causas diversas de tireotoxicose. Conclusões: O diagnóstico clínico do hipertireoidismo, geralmente, não oferece dificuldade e a confirmação diagnóstica deverá ser feita com as dosagens das concentrações séricas de TSH e hormônios tireoidianos. O tratamento pode ser realizado com drogas antitireoidianas, administração de radioiodoterapia ou cirurgia de acordo com a etiologia da tireotoxicose, as características clínicas, disponibilidade local de métodos e preferências do médico-assistente e paciente.
Palavras-chave: Tireotoxicose
Doença de Graves
Bócio nodular tóxico;
Drogas antitireoidianas
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16832
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Luiza Maia.pdf233,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.