Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16804
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Paulo Costa | - |
dc.creator | Lima, Paulo Costa | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-15T20:34:37Z | - |
dc.date.available | 2014-12-15T20:34:37Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.isbn | 978-85-232-0957-5 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16804 | - |
dc.description | Impresso em formato: 16x23cm. Tiragem: 500 exemplares. 172p. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho reúne diversos textos sobre composição musical, e estabelece como ponto de partida a complexidade do circuito entre teoria e prática do compor – buscando entendê-lo como negociações constantes entre os dois pólos. Dedica especial atenção ao ensino de composição, tomando a Escola de Música da Universidade Federal da Bahia como campo de observação. Interessa-nos a produção de sínteses capazes de representar os caminhos do compor e de seu ensino, os princípios esboçados por diversos criadores, os métodos, as visões de mundo, o cotidiano do ensino, a recuperação de elementos das teorias composicionais assim tecidas, e mesmo o deslindamento de múltiplos fios que conectam composição e pertencimento, composição e cultura. De forma ampla, trata-se do esforço de ser testemunha e de participar ativamente da construção de memória. Em termos de concepção, este volume se oferece como primeiro de uma série. Sendo assim, projeta uma espécie de espaço para o registro de reflexões, resultados de pesquisa e incursões analíticas diversas, ora plasmando alguma densidade, ora apenas esboçando direções e caminhos. Em nome dessa flexibilidade, não hesita, portanto, em transitar livremente do estilo de ensaio acadêmico para o comentário mais livre, o espaço da memória, anotações consideradas relevantes, e mesmo a degustação de anotações de sala ou trechos de entrevistas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | EDUFBA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Composição (Música) - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Teoria musical | pt_BR |
dc.subject | Escolas de música | pt_BR |
dc.title | Teoria e prática do compor I: diálogos de invenção e ensino | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.type | Livro | en |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Lingüística, Letras e Artes (EDUFBA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Teoria e pra¦ütica do compor-RI.pdf | 2,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.