Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16639
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fatores de risco implicados no aumento do número de casos de câncer de pulmão em pacientes não tabagistas na última década .
Autor(es): Rêgo, Alex Nano Magalhães
Autor(es): Rêgo, Alex Nano Magalhães
Abstract: O número de casos de câncer de pulmão que acomete indivíduos que nunca fumaram vem aumentando. Muitos são os fatores de risco relacionados a esse aumento e que agem de variadas formas levando ao câncer. Objetivo: Fazer uma revisão na literatura a fim de identificar quais os fatores de risco que estão associados ao aumento da incidência de câncer de pulmão, em pacientes não tabagistas, nos últimos 10 anos. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura onde foram utilizados como base de dados o PUBMED e o SCIELO, buscando trabalhos sobre o tema, publicados na última década nos idiomas inglês ou português. Os artigos foram selecionados através da leitura dos títulos, resumos dos mesmos e foram descartados aqueles que após leitura na íntegra não se adequaram aos objetivos. Resultados e Discussão: Nas bases de dados buscadas, foram selecionados 77 artigos de forma definitiva para compor o trabalho. Esses trabalhos foram agrupados em subgrupos de fatores de risco para câncer de pulmão, que não o tabaco, para serem analisados de uma forma mais específica. Tem-se verificado que alguns desses fatores de risco podem ter relação com o câncer de pulmão. No mundo moderno que vivemos, alguns fatores relacionados com o cotidiano parecem influenciar nesse aumento. Fatores como a poluição atmosférica e o aumento da exposição a substâncias químicas tem uma contribuição nesse sentido. Alguns fatores mais intrínsecos, como os fatores genéticos, vem sendo estudados. Doenças pulmonares prévias ou vírus oncogênicos vem sendo foco também de estudos, pois estes podem desencadear uma neoplasia, relacionados ou não, com fatores genéticos ou hormonais de cada indivíduo. Conclusão: O câncer de pulmão é o câncer que mais mata no mundo e sua incidência vem crescendo dentre os pacientes não fumantes. Alguns estudos analisados buscaram os aspectos epidemiológicos nesse grupo de pacientes porém, ainda não há conclusões definitivas mas, acredita-se que possa haver um envolvimento genético nessa incidência que gera uma predisposição e, junto com exposição a certos fatores ambientais, hormonais ou infecciosos, há a possibilidade do desenvolvimento desse tipo de neoplasia do pulmão.
Palavras-chave: Câncer
Pulmão
Não tabagistas
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16639
Data do documento: 21-Nov-2014
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alex Nano Magalhaes Rego Copy.pdf476,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.