https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1641
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Um modelo espacial para análise e ensino de escolas de pensamento estratégico |
Otros títulos : | Revista de Administração Pública |
Autor : | Quintella, Rogério Hermida Cabral, Sandro |
metadata.dc.creator: | Quintella, Rogério Hermida Cabral, Sandro |
Resumen : | Este artigo propõe a construção de um modelo analítico das escolas de pensamento estratégico, observando a diversidade das correntes que compõem o campo da estratégia. Desta forma, contribui para uma melhor tipificação e identificação das distintas abordagens existentes, o que é bastante útil tanto para o ensino quanto para o exame das questões estratégicas. Com base na literatura, estabelece as dimensões de análise mais importantes e explicativas para descrever, estudar e ensinar os diferentes enfoques da administração estratégica. O resultado é um modelo dimensional adequado à comparação das escolas de pensamento contemporâneo sobre o tema. O arcabouço analítico desenvolvido é utilizado para o exame e a discussão do posicionamento das 10 diferentes escolas de pensamento identificadas por Mintzberg, Ahlstrand e Lampel em seu livro Safári de estratégia. De forma visual e didática, o modelo desenvolvido permite a observação das diferenças entre as escolas de pensamento estratégico, contribuindo para a tipificação dos diferentes autores da área. Por fim, o modelo facilita a elucidação da propalada polêmica entre dois expoentes do pensamento estratégico: Mintzberg e Ansoff. |
Palabras clave : | estratégia escolas de pensamento estratégico escolas de Mintzberg ferramenta de análise modelo espacial |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1641 |
Fecha de publicación : | 2007 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (EA) |
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
08.pdf | 350,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.