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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16320
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Avaliação da eficácia de uma estratégia educativa na melhora do conhecimento acerca do Acidente Vascular Cerebral em estudantes de ensino médio: um estudo de intervenção não-controlado |
Autor(es): | Sodré, Diego Sant'Ana |
Autor(es): | Sodré, Diego Sant'Ana |
Abstract: | A trombólise endovenosa é o principal tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico, sua janela terapêutica é de 4,5h. Falta de conhecimento sobre sinais/sintomas de AVC na população leva à demora na ativação do serviço de emergência ocasionando atrasos no tratamento. Objetivos: Implementar programa educativo e avaliar o conhecimento de estudantes secundaristas de escolas de Salvador-Bahia sobre sinais de alerta, fatores de risco e conduta relacionados ao AVC, antes e após intervenção. Método: Estudo de intervenção não controlada, realizado entre out/13 e jan/13. Estratégia de educação sobre AVC com aplicação de questionário sobre sinais de alerta, fatores de risco, conduta leiga frente à vítima e significado da sigla AVC. Criada e utilizada canção baseada no mnemônico “SAMU” (Sorriso, Abraço, Música, Urgente) que aborda principais sinais do AVC e faz alusão ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O conhecimento foi avaliado antes, imediatamente após e 03 meses após a intervenção. Resultados: Aplicados 475 pré-testes e 475 pós-testes imediatos. Dezessete por cento dos alunos apontaram a intervenção como única fonte de informação sobre AVC. Pré-teste vs pós-teste imediato: melhor desempenho no pós-teste imediato em quantidade de sinais/sintomas (p<0,001), quantidade de fatores de risco (p<0,001), identificação do AVC como emergência (p<0,001) e significado da sigla AVC (p<0,001). Pré-teste vs pós-teste tardio: melhor desempenho no pós-teste tardio em quantidade de sinais/sintomas (p<0,001), quantidade de fatores de risco (p<0,001), identificação do AVC como emergência (p<0,001) e significado da sigla AVC (p<0,001). Conhecimento não se manteve da mesma forma na comparação pós-teste imediato vs pós-teste tardio. Principais sinais/sintomas citados: tontura, cefaleia e perda da consciência (pré-teste); paresia, desvio da comissura labial e alteração da fala (pós-teste). Conclusão: Programas de educação em AVC promovem maior conhecimento sobre a doença entre adolescentes e necessitam serem empregados continuamente para manutenção do resultado a longo prazo. |
Palavras-chave: | Acidente vascular cerebral Educação em saúde Saúde pública |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16320 |
Data do documento: | 6-Out-2014 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina) |
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