https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1627
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Guimarães, Isac Pimentel | - |
dc.contributor.author | Slomski, Vilma Geni | - |
dc.contributor.author | Gomes, Sônia Maria da Silva | - |
dc.creator | Guimarães, Isac Pimentel | - |
dc.creator | Slomski, Vilma Geni | - |
dc.creator | Gomes, Sônia Maria da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2011-06-27T19:33:22Z | - |
dc.date.available | 2011-06-27T19:33:22Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.issn | 1984-3704 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1627 | - |
dc.description | p. 36-55, janeiro-abril 2010 | pt_BR |
dc.description.abstract | Novo modelo de ciência e novas tendências epistemológicas emergem determinando outras formas de conceber e representar a realidade atingindo, deste modo, diferentes áreas do conhecimento, perpassando também o discurso e as práticas pedagógicas que constroem e constituem o cotidiano da Universidade. Este artigo tem como objetivo refletir sobre formas de gestão do conhecimento na universidade, procurando identificar e apontar os processos que orientam a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico do curso de Ciências Contábeis tendo o currículo como seu instrumento de concretização. Para tanto, desenvolveu-se um ensaio teórico, onde foram discutidos estudos e pesquisas que analisam criticamente o atual modelo de universidade e sua organização curricular conseqüente (MAZETTO, 2003; PIMENTA, 2002; LIBÂNEO, 2001; CUNHA, 2001), como contraponto apresentou-se e discutiram-se estudos que defendem a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico do curso, a prática pedagógica reflexiva e a estruturação de currículos interdisciplinares (DIAS, 2005; CHAUÍ, 1999; MORAES, 1996; CUNHA, 1998; SANTOS 2006; MORIN, 2005; FAZENDA, 2002; MAZETTO, 2003; LIBÂNEO, 2001; PIMENTA, 2002). Constatou-se que a gestão participativa da IES exige visão integrada do conhecimento e postura interdisciplinar. Estes princípios epistemológicos revelam-se no contexto do ensino universitário pela construção coletiva do PPP, pela organização de currículos globalizados e por práticas pedagógicas coletivas, como comuns e esclarecedoras da própria vivência docente. Concluise, assim, que a gestão democrática exige a relação dialógica dos envolvidos e o uso de técnicas e habilidades humanas eficazes e adequadas aos objetivos a que se propõe a Educação Superior, em especial os cursos de graduação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Gestão do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Curso de Contabilidade | pt_BR |
dc.subject | Currículo globalizado | pt_BR |
dc.title | Gestão do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis e o Currículo como Instrumento de sua Concretização | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista de Contabilidade da UFBA | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 4, n. 1 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Ciências Contábeis) Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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