Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1627
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGuimarães, Isac Pimentel-
dc.contributor.authorSlomski, Vilma Geni-
dc.contributor.authorGomes, Sônia Maria da Silva-
dc.creatorGuimarães, Isac Pimentel-
dc.creatorSlomski, Vilma Geni-
dc.creatorGomes, Sônia Maria da Silva-
dc.date.accessioned2011-06-27T19:33:22Z-
dc.date.available2011-06-27T19:33:22Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn1984-3704-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1627-
dc.descriptionp. 36-55, janeiro-abril 2010pt_BR
dc.description.abstractNovo modelo de ciência e novas tendências epistemológicas emergem determinando outras formas de conceber e representar a realidade atingindo, deste modo, diferentes áreas do conhecimento, perpassando também o discurso e as práticas pedagógicas que constroem e constituem o cotidiano da Universidade. Este artigo tem como objetivo refletir sobre formas de gestão do conhecimento na universidade, procurando identificar e apontar os processos que orientam a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico do curso de Ciências Contábeis tendo o currículo como seu instrumento de concretização. Para tanto, desenvolveu-se um ensaio teórico, onde foram discutidos estudos e pesquisas que analisam criticamente o atual modelo de universidade e sua organização curricular conseqüente (MAZETTO, 2003; PIMENTA, 2002; LIBÂNEO, 2001; CUNHA, 2001), como contraponto apresentou-se e discutiram-se estudos que defendem a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico do curso, a prática pedagógica reflexiva e a estruturação de currículos interdisciplinares (DIAS, 2005; CHAUÍ, 1999; MORAES, 1996; CUNHA, 1998; SANTOS 2006; MORIN, 2005; FAZENDA, 2002; MAZETTO, 2003; LIBÂNEO, 2001; PIMENTA, 2002). Constatou-se que a gestão participativa da IES exige visão integrada do conhecimento e postura interdisciplinar. Estes princípios epistemológicos revelam-se no contexto do ensino universitário pela construção coletiva do PPP, pela organização de currículos globalizados e por práticas pedagógicas coletivas, como comuns e esclarecedoras da própria vivência docente. Concluise, assim, que a gestão democrática exige a relação dialógica dos envolvidos e o uso de técnicas e habilidades humanas eficazes e adequadas aos objetivos a que se propõe a Educação Superior, em especial os cursos de graduação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectCurso de Contabilidadept_BR
dc.subjectCurrículo globalizadopt_BR
dc.titleGestão do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis e o Currículo como Instrumento de sua Concretizaçãopt_BR
dc.title.alternativeRevista de Contabilidade da UFBApt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numberv. 4, n. 1pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Ciências Contábeis)
Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3353.pdf258,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.