Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16213
Tipo: Tese
Título: Ecogerenciamento: aspectos das características Geológicas e de gestão na construção de um modelo para instalação de aterros sanitários no estado da Bahia
Autor(es): Marchi, Cristina Maria Dacach Fernandez
Autor(es): Marchi, Cristina Maria Dacach Fernandez
Abstract: A crise ambiental vivenciada no mundo tem se constituído em um dos maiores desafios da humanidade. Contudo, a problemática não se resume ao contexto ecológico, mas também permeia o contexto social. As dificuldades de natureza social e ecológica são indissociáveis, apesar de muitas vezes serem tratadas de forma isolada. A complexidade que envolve a prestação dos serviços públicos de coleta, tratamento e destinação final de resíduos sólidos, as dimensões que a questão assume face às diversas repercussões sociais, governamentais, territoriais e técnicas e o seu potencial de alteração qualitativa do meio ambiente, conduzem a um estudo mais aprofundado da caracterização geológica e de gestão dos aterros e suas inter-relações com as instituições ligadas aos resíduos sólidos e ao meio ambiente. A questão que norteou esta Tese foi se o desenvolvimento de um modelo para instalação de equipamentos de destinação final dos resíduos sólidos, que envolvesse aspectos geológico-ambientais e de gestão, poderia atender às especificidades, particularidades, de diferentes municípios? Este Trabalho procura buscar conceitos e técnicas que sirvam de base para a obtenção de resultados inovadores na área de resíduos sólidos; compor um cenário mundial do estado da arte na gestão de resíduos sólidos no mundo e no Brasil, por meio de pesquisa bibliográfica; avaliar as tecnologias utilizadas na implantação e gerenciamento de dois aterros sanitários no estado da Bahia, com enfoques geológico e de gestão; e utilizar os resultados encontrados, identificando a relação entre os fatores ambientais/litologia e a gestão dos aterros sanitários selecionados, para o desenvolvimento de um modelo para instalação de equipamentos de destinação final de resíduos sólidos. A metodologia adotada foi o estudo multicasos descritivo e exploratório. O delineamento utilizado se deu por meio da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo. Quanto aos procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação dos eventos encontrados, o estudo se desenvolveu num ambiente que preconizou a abordagem quantiqualitativa. Conclui-se que, quando o Estado resolve instalar um equipamento de destinação final vem aplicando, na maioria das vezes, corretos fundamentos técnicos e geológicos. Mas, é durante o processo de operacionalização e gestão desses equipamentos, que começam as dificuldades e carências de recursos humanos, técnicos, operacionais e financeiros, transformando o equipamento apropriado em vazadouro a céu aberto.
Palavras-chave: Ecogerenciamento
Geologia Ambiental
Resíduos Sólidos
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geologia (PGGEOLOGIA)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16213
Data do documento: 1-Out-2014
Aparece nas coleções:Tese (PGGEOLOGIA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.