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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16171
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Andrade, Cláudia Sá Malbouisson | - |
dc.contributor.author | Torres, Stefanie Eskereski | - |
dc.creator | Torres, Stefanie Eskereski | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-26T13:51:27Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-26 | - |
dc.date.submitted | 2013-12-16 | - |
dc.identifier.issn | Dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16171 | - |
dc.description.abstract | Investimentos em educação são essenciais para o crescimento e desenvolvimento de um país. Superada a fase de universalização do acesso à educação no Brasil, especificamente para o ensino fundamental, passa-se à fase de estruturação do ensino básico com foco na melhoria da sua qualidade. Dada a atual configuração do ensino básico baiano e especificamente o soteropolitano, este trabalho traz uma contribuição para a abordagem de análise da realidade do ensino na cidade. Inicialmente expõe o panorama da educação na cidade de Salvador, que serve como base para análise de ampliação da qualidade do sistema. O trabalho tem como objetivo a identificação das unidades que aplicam as melhores estratégias de utilização dos insumos disponíveis à escola na rede pública de atendimento ao ensino fundamental. Para tanto, utiliza a avaliação da eficiência das unidades escolares relativamente a seus pares, traduzindo a identificação das melhores estratégias na identificação das instituições de ensino que se mostram mais eficientes e apresentam melhoras significativas no seu desempenho. A análise aborda os anos de 2007, 2009 e 2011, além do período como um todo. A metodologia utilizada para avaliação das escolas em cada ano é o Data Envelopment Analysis (DEA), que gera uma fronteira de eficiência e identifica as unidades mais eficientes para cada ano. Além da fronteira de eficiência anual, é calculado o Índice de Malmquist, que avalia a evolução da eficiência entre dois períodos. Os dados utilizados são provenientes do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica. São apresentadas as fronteiras de eficiência para os três anos, ressaltando a existência de 80 a 100 escolas eficientes nos anos selecionadis, e a evolução na produtividade total das instituições de ensino selecionadas, identificando-se os melhores desempenhos entre as mesmas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação - Bahia | pt_BR |
dc.subject | Índice Malmquist | pt_BR |
dc.subject | Ensino básico | pt_BR |
dc.title | A eficiência das escolas públicas da rede soteropolitana: considerações a partir da Análise Envoltória de Dados (DEA) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Almeida, Paulo Nazareno | - |
dc.contributor.referees | Santos, André Luís Mota dos | - |
dc.contributor.referees | Tiryaki, Gisele Ferreira | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Economia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Crescimento, flutuações e planejamento econômico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGECO) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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