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dc.contributor.advisorAndrade, Cláudia Sá Malbouisson-
dc.contributor.authorTorres, Stefanie Eskereski-
dc.creatorTorres, Stefanie Eskereski-
dc.date.accessioned2014-09-26T13:51:27Z-
dc.date.issued2014-09-26-
dc.date.submitted2013-12-16-
dc.identifier.issnDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16171-
dc.description.abstractInvestimentos em educação são essenciais para o crescimento e desenvolvimento de um país. Superada a fase de universalização do acesso à educação no Brasil, especificamente para o ensino fundamental, passa-se à fase de estruturação do ensino básico com foco na melhoria da sua qualidade. Dada a atual configuração do ensino básico baiano e especificamente o soteropolitano, este trabalho traz uma contribuição para a abordagem de análise da realidade do ensino na cidade. Inicialmente expõe o panorama da educação na cidade de Salvador, que serve como base para análise de ampliação da qualidade do sistema. O trabalho tem como objetivo a identificação das unidades que aplicam as melhores estratégias de utilização dos insumos disponíveis à escola na rede pública de atendimento ao ensino fundamental. Para tanto, utiliza a avaliação da eficiência das unidades escolares relativamente a seus pares, traduzindo a identificação das melhores estratégias na identificação das instituições de ensino que se mostram mais eficientes e apresentam melhoras significativas no seu desempenho. A análise aborda os anos de 2007, 2009 e 2011, além do período como um todo. A metodologia utilizada para avaliação das escolas em cada ano é o Data Envelopment Analysis (DEA), que gera uma fronteira de eficiência e identifica as unidades mais eficientes para cada ano. Além da fronteira de eficiência anual, é calculado o Índice de Malmquist, que avalia a evolução da eficiência entre dois períodos. Os dados utilizados são provenientes do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica. São apresentadas as fronteiras de eficiência para os três anos, ressaltando a existência de 80 a 100 escolas eficientes nos anos selecionadis, e a evolução na produtividade total das instituições de ensino selecionadas, identificando-se os melhores desempenhos entre as mesmas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação - Bahiapt_BR
dc.subjectÍndice Malmquistpt_BR
dc.subjectEnsino básicopt_BR
dc.titleA eficiência das escolas públicas da rede soteropolitana: considerações a partir da Análise Envoltória de Dados (DEA)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAlmeida, Paulo Nazareno-
dc.contributor.refereesSantos, André Luís Mota dos-
dc.contributor.refereesTiryaki, Gisele Ferreira-
dc.publisher.departamentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCrescimento, flutuações e planejamento econômicopt_BR
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