Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16098
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Tratamento cirúrgico videolaparoscópico de colecistite aguda: revisão sistemática abordagem imediata versus tardia.
Autor(es): Chaves, Ricardo Zantieff Topolski
Autor(es): Chaves, Ricardo Zantieff Topolski
Abstract: A colecistite aguda é uma patologia comum nas emergências de todo o mundo. Esta síndrome se define pela inflamação incidiosa da vesícula biliar estando, majoritariamente associada à presença de cálculos biliares. A sua manifestação clínica se da através de um quadro de dor persistente no quadrante superior direito do abdome há mais de 6 horas, associada a sinais ultra-sonográficos de colecistite ou dor no hipocôndrio direito com litíase vesicular ao ultra-som, juntamente com febre, leucocitose e/ou elevação de proteína C reativa. Atualmente duas abordagens são preconizadas para o tratamento desta patologia: a abordagem imediata (AI), onde a colecistectomia videolaparoscópica (VLC) é realizada em atá 24 horas após a admissão do paciente; e a abordagem tardia (AT) que é feita em dois tempos, no primeiro momento é realizada a antibiótico terapia com objetivo de solucionar o processo inflamatório e posteriormente, 30 a 60 dias após a alta hospitalar é executada uma colecistectomia videolaparoscópica eletiva. Com as atuais evidências ainda não se sabe com clareza qual terapeutica deve ser adotada, especialmente para aqueles paciente com mais de 72 horas de início dos sintomas. O objetivo deste estudo é comparar a morbidade associada à AI e AT. Foi realizado uma revisão sistemática na literatura para encontrar ensaios clínicos randomizados que contemplem o tema em questão. Foram encontrados 55 artigos relevantes, com a devida análise 50 foram excluídos por não se encaixarem nas especificações determinadas. Através da comparação dos trabalhos, observou-se que as abordagems possuem semelhantes taxas de complicação e conversão para a cirurgia aberta. O tratamento imediato e o tardio se diferenciam principalmente no tempo total de hospitalização do paciente, sendo este consideravelmente superior a aquele. Este achado traz importantes benefícios para os pacientes além possuir vantagens socioeconômicas. A partir destes resultados, conclui-se que a AI deve ser preconizada independente do tempo de início dos sintomas.
Palavras-chave: Colecistite aguda
Laparoscopia
Tratamento
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16098
Data do documento: 18-Set-2014
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ricardo Zantieff Topolski Chaves.pdf749,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.