Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1608
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Descrição da técnica e análise formal da policromia imaginária
Título(s) alternativo(s): Revista Ohun
Autor(es): Guanais, Cláudia
Autor(es): Guanais, Cláudia
Abstract: Parte integrante de um projeto de pesquisa maior, onde se pretende analisar os diversos padrões da policromia da imaginária baiana, o presente trabalho apresenta alguns fundamentos preliminares desta pesquisa, por meio da análise formal da policromia. É apresentado inicialmente um breve histórico da imaginária, visando fornecer subsídios para a compreensão desta arte no contexto cultural quando foram produzidas. Esta contextualização é essencial para compreender o artista dentro da estrutura social de sua época. A descrição da técnica utilizada pelos antigos “encarnadores” (como eram chamados os artistas que pintavam as esculturas religiosas) é fundamental, pois permite um olhar mais aguçado do objeto. Sem um conhecimento adequado destas técnicas, dificilmente se enxergará sinais elucidativos das questões relevantes da pesquisa. São analisadas as policromias de duas esculturas religiosas, procurando demonstrar as diferentes decorações e ornamentações realizadas pelos pintores em uma mesma representação iconográfica. Por fim, breves experimentações são realizadas a partir das duas imagens estudadas, que servirão de base para a identificação de novos padrões, quando o universo de amostras for ampliado.
Palavras-chave: Policromia
Escultura Religiosa
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1608
Data do documento: Set-2007
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGAV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
claudia_guanais.pdf872,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.