Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16039
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Jonei Cerqueira-
dc.contributor.authorBispo, Jaíra de Souza Gomes-
dc.creatorBispo, Jaíra de Souza Gomes-
dc.date.accessioned2014-09-11T15:45:12Z-
dc.date.available2014-09-11T15:45:12Z-
dc.date.issued2010-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16039-
dc.description.abstractA presente dissertação apresenta um estudo no qual se investigou e analisou como os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participam das discussões em um ambiente de modelagem matemática, quando o professor proporciona esse ambiente de aprendizagem na sala de aula. Para atingir esse objetivo, foi necessário compreender como a transferência contribuiu na execução das tarefas de modelagem, e analisar como as experiências nãoescolares foram mobilizadas na participação de alunos jovens e adultos em um ambiente de modelagem matemática. Para tal propósito, foi utilizada uma abordagem qualitativa, de modo que os dados foram coletados numa escola pública da cidade de Alagoinhas, interior do Estado da Bahia, numa turma de EJA do Ensino Fundamental II, na qual foi utilizada a observação para ver como os alunos participam das atividades de Modelagem Matemática. Essa turma é referente a sétima e oitava séries, atuais oitavo e nono anos. As observações foram registradas por meio de filmagens, catalogadas em DVD´s e transcritas. Os resultados sugerem que a transferência é capaz de envolver o aluno na tarefa de modelagem, dando oportunidade para que o mesmo compartilhe suas experiências não-escolares, mobilizadas na participação dos alunos nesse ambiente de aprendizagem. Além disso, os resultados dessa pesquisa podem constituir importantes subsídios para a teorização deste ambiente de aprendizagem, no campo da Educação em Ciências e Matemática, e, conseqüentemente, para a utilização na prática de professores da EJA, do ponto de vista profissional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.titleA participação de jovens e adultos em um ambiente de modelagem matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesFonseca, Maria da Conceição Ferreira Reis-
dc.contributor.refereesPenido, Maria Cristina Martins-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jaíra de Souza Gomes Bispo.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.