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dc.contributor.advisorEl-Hani, Charbel Niño-
dc.contributor.authorGuimarães, Maria Daniela Martins-
dc.creatorGuimarães, Maria Daniela Martins-
dc.date.accessioned2014-09-11T12:46:19Z-
dc.date.available2014-09-11T12:46:19Z-
dc.date.issued2014-09-11-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16026-
dc.description.abstractCom base no entendimento de que estamos diante de uma crise ambiental que traz com ela o questionamento da racionalidade econômica e tecnológica dominante, com mudanças que dizem respeito também às relações sociedade-natureza, é possível atribuir ao ensino de ciências um importante papel na formação da cidadania que preze a responsabilidade socioambiental. Dessa forma, acreditamos que, no ensino de biologia, a ecologia, quando estudada a partir de uma visão sistêmica do funcionamento da Terra, pode trazer importantes contribuições para estudantes dos diversos níveis de ensino. A presente pesquisa apresenta os resultados de uma investigação sobre as características que, uma vez presentes em uma unidade didática, podem propiciar condições favoráveis para a aprendizagem sobre a visão sistêmica do planeta Terra e suas relações com a crise ambiental atual, no contexto do ensino superior. A unidade didática investigada foi elaborada e aplicada a partir do trabalho colaborativo entre os pesquisadores e a professora da disciplina na qual a unidade foi incluída, oferecida para estudantes ingressantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Bahia. Foram coletados dados através das respostas dos estudantes das duas turmas da disciplina do semestre 2009.2 a diferentes instrumentos: (1) um questionário de múltipla escolha que visou compreender atitudes e opiniões frente a questões ambientais, aplicado, primeiro, antes da intervenção em sala de aula, e segundo, oito meses após o término da intervenção; (2) uma questão discursiva a respeito das causas do fenômeno do aquecimento global, também respondida antes da intervenção; e (3) outra questão discursiva, aplicada logo após as aulas da unidade didática, como parte da última prova do semestre, que visavam coletar informações sobre o conhecimento dos discentes acerca do tema investigado. As características da unidade didática incluíram, dentre outras, as seguintes: o estímulo ao interesse pelo conhecimento científico; a introdução de conteúdos da teoria Gaia e da Ciência do Sistema Terra, de modo a proporcionar um entendimento sistêmico do funcionamento do planeta; a integração de conhecimentos de diversas áreas das ciências, ao tratar de alguns conteúdos, como os ciclos biogeoquímicos; o estímulo à discussão de questões que envolvem aspectos sociais, culturais, ambientais, políticos e econômicos, visando à formação crítica dos estudantes, além do que pode ser feito coletiva e individualmente para o enfrentamento da crise ambiental e do papel da tecnologia nesse processo, estimulando o desenvolvimento da conscientização ambiental.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectTrabalho colaborativopt_BR
dc.subjectUnidade didáticapt_BR
dc.subjectVisão sistêmica da Terrapt_BR
dc.subjectAtitudes ambientaispt_BR
dc.titleEnsinando sobre uma visão sistêmica do planeta Terra a ingressantes do ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPagan, Acácio-
dc.contributor.refereesLoureiro, Frederico-
dc.contributor.refereesSerra, Ordep José Trindade-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

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