Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16020
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPenido, Maria Cristina Martins-
dc.contributor.authorLapa, Jancarlos Menezes-
dc.creatorLapa, Jancarlos Menezes-
dc.date.accessioned2014-09-09T17:16:48Z-
dc.date.available2014-09-09T17:16:48Z-
dc.date.issued2014-09-09-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16020-
dc.description.abstractA introdução das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação é um assunto cada vez mais presente no espaço escolar. Seja pela demanda da chegada do equipamento tecnológico às escolas, seja pelo novo perfil do sujeito (educando) no novo milênio. No ensino de Física, tendo em vista suas especificidades enquanto ciência natural, vislumbramos nas simulações computacionais (SC) uma possibilidade viável de ensino e aprendizagem. Neste trabalho apresentamos, após os argumentos teóricos sobre o uso do computador nas aulas de Física, tendo como foco a utilização das simulações, o resultado de uma pesquisa feita junto dez professores de Física do ensino médio da rede particular da cidade de Salvador. Procuramos obter uma maior compreensão a respeito da prática, das concepções e das expectativas destes profissionais sobre a utilização das simulações nas aulas de Física. Esse estudo foi feito em duas etapas. Na primeira foi aplicado um questionário os docentes de Física. De posse dos primeiros resultados foi feita uma entrevista semi-estruturada com os respectivos professores no intuito de esclarecer e aprofundar nossa questão de pesquisa. Examinando os resultados deste trabalho concluímos que apesar da aquisição do equipamento tecnológico pela escola, o docente de Física que faz uso deste recurso se encontra em uma posição de desorientação, tendo em vista a pressão imposta pela instituição baseada em um modismo mercadológico de comunicação de massa., ou por conta da sua pouca formação no uso das TIC. Constatam-se falhas de propósito, de método e de significado na utilização das simulações no ensino de Física. Aspectos sobre a utilização das SC, enquanto espaços interativos de aprendizagem, despontam como novos focos de investigação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectSimulações Computacionaispt_BR
dc.titleLaboratórios virtuais no ensino de Física: novas veredas didático-Pedagógicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesBonilla, Maria Helena Silveira-
dc.contributor.refereesVeit, Eliane Ângela-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.