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dc.contributor.advisorBejarano, Nelson Rui Ribas-
dc.contributor.authorAbreu, Lenir Silva-
dc.creatorAbreu, Lenir Silva-
dc.date.accessioned2014-09-09T17:07:12Z-
dc.date.available2014-09-09T17:07:12Z-
dc.date.issued2014-09-09-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16017-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar as estratégias que contribuem para a formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental na disciplina de ciências articulada com a aprendizagem da leitura e da escrita, identificando os aspectos que conseguem mobilizar tais professores para a modificação de sua prática e estabelecer o papel da reflexão nesse processo. Para alcançar esse propósito, elaborou-se um curso de formação intitulado “Ensino de Ciências nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental - desafios e proposta de implementação”, o qual foi ministrado na escola municipal São Marcos, situada no bairro de mesmo nome, na cidade do Salvador-Ba. O curso teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento profissional das professoras da escola e, ao mesmo tempo, coletar os dados para que se pudesse investigar sobre como formar professores para esse segmento do ensino. Diante da complexidade em que se configura um trabalho desta dimensão, foi necessário utilizar diversos instrumentos para a coleta de dados: registros elaborados pelas professoras e pesquisadora, gravação dos encontros em áudio e vídeo, observação participante, questionário, e-mail e síntese dos textos. O modo escolhido para apresentação e análise dos dados foi o de narrativa reflexiva, em consonância com a metodologia adotada. A análise evidencia que para formar professores dos anos iniciais do ensino fundamental para lecionar ciências articuladamente com a leitura e escrita é necessário criar oportunidades para que os professores interajam de maneira significativa com o conhecimento científico para que possam aprender os conteúdos e apóia-los no desenvolvimento de atividades que mobilizem as crianças. As estratégias formativas precisam ser variadas, significativas e possibilitar que as professoras aprendam, a partir da resolução de problemas. É importante tornar possível que os professores sintam-se aptos a pensar sobre a sua aprendizagem e reflitam sobre a prática pedagógica. Enfim, constatou-se que a reflexão é fundamental para fazer com que o ensino de ciências se torne uma presença obrigatória nos anos iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectReflexãopt_BR
dc.titleO desafio de formar professores dos anos iniciais do ensino fundamental para ensinar ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coDavanço, Eliane Greice-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

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