Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15919
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Evolução crustal do setor ocidental do Bloco Arqueano Gavião, Cráton do São Francisco, com base em evidências U-Pb, Sm-Nd e Rb-Sr
Título(s) alternativo(s): Geologia USP : Série Científica
Autor(es): Barbosa, Natali da Silva
Teixeira, Wilson
Leal, Luiz Rogério Bastos
Leal, Angela Beatriz de Menezes
Autor(es): Barbosa, Natali da Silva
Teixeira, Wilson
Leal, Luiz Rogério Bastos
Leal, Angela Beatriz de Menezes
Abstract: O Bloco Gavião Oeste, Cráton do São Francisco, um dos segmentos mais primitivos da Plataforma Sul-Americana, é constituído pelos complexos Gnáissico Migmatítico Riacho de Santana e Santa Isabel, além do greenstone belt Riacho de Santana. As idades TDM em rochas dessas unidades revelam que as épocas acrescionárias principais nesse setor do Bloco Gavião foram: 3,9 Ga; 3,2 – 3,0 Ga e 2,6 Ga. O Complexo Gnáissico Migmatítico apresenta idade U-Pb mais antiga para o embasamento (3648 ± 69 Ma), enquanto que o valor negativo de εNdt é compatível com retrabalhamento crustal. Em adição, uma isócrona de referência Rb-Sr forneceu idade de 3247 ± 120 Ma, tentativamente interpretada como evento de migmatização. A idade U-Pb de cristalização de uma rocha do Complexo Santa Isabel é 2954 ± 100 Ma, havendo migmatização há 2748 ± 100 Ma, conforme isócrona de referência Rb-Sr. Os respectivos valores de εNdt variam entre -4,7 e +0,3 que, somados às idades TDM (3,3 – 3,1 Ga), sugerem a derivação dessas rochas a partir de protólitos mesoarqueanos com curta residência crustal. O greenstone belt Riacho de Santana formou-se há 2218 ± 18 Ma, com base em idade U-Pb em zircão em metabasaltos (toleítos) da unidade intermediária. Pelo menos para uma das amostras, os dados Sm-Nd indicaram fracionamento anômalo, enquanto outra tem idade TDM de 2,6 Ga, indicando significativa contribuição crustal na gênese desse magmatismo. O Bloco Gavião Ocidental foi intrudido pelo batólito Guanambi (U/Pb = 2054 ± 8 Ma) com gênese associada a protólitos arqueanos (TDM = 2,8 – 2,7 Ga). Eventos superpostos ocorreram durante o Meso e o Neoproterozoico, conforme idades K-Ar e U-Pb (intercepto inferior de discórdia) em rochas do Complexo Gnáissico Migmatítico Riacho de Santana. Esse fato é interpretado como reflexo da evolução do sistema intracratônico Espinhaço setentrional e da influência tectonotermal do ciclo Brasiliano no Corredor do Paramirim.
Palavras-chave: Cráton do São Francisco
Bloco Gavião
Greenstone belt Riacho de Santana
Geoquímica isotópica
Geocronologia U-Pb
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15919
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (IGEO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1519-874X201300040004.pdf9,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.