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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15855
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Penido, Maria Cristina Martins | - |
dc.contributor.author | Moreira, Ana Claudia Souza | - |
dc.creator | Moreira, Ana Claudia Souza | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-09T13:43:03Z | - |
dc.date.available | 2014-09-09T13:43:03Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-09 | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15855 | - |
dc.description.abstract | O ensino de Física no nível médio tem se mostrado pouco eficaz no que diz respeito aos objetivos propostos nas leis vigentes, particularmente no que se refere à utilização de experimentos e demonstração de fenômenos. Os conteúdos são levados aos estudantes, que os recebem passivamente, sem questionamentos ou discussões. O professor, por sua vez, reproduz o ensino que recebeu na sua formação, também tradicional. Nosso trabalho de pesquisa tem o propósito de avaliar a extensão e a riqueza do material que se encontra disponível nas seguintes revistas de ensino de Ciências: Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF), Revista Ciência & Educação, Revista Investigações em ensino de Ciências e a Revista da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), sobre a utilização de atividades experimentais em sala de aula buscando respostas a questão: Os trabalhos publicados nas revistas de ensino de Ciências em relação à utilização das atividades experimentais de Física são pedagogicamente válidos e significativos tendo a teoria sócio-histórica de Vygotsky como aporte teórico? Para isso vamos, inicialmente, catalogar os trabalhos publicados entre 1979 e 2008 nas revistas de ensino, sobre atividades experimentais, apresentando elementos da teoria de Vygotsky que propiciem a otimização do processo de ensino aprendizagem desenvolvido com essas atividades. A metodologia adotada para a exploração dos dados foi à análise de conteúdo, privilegiando a análise documental. A partir dessa análise, pudemos constatar que o grande número de trabalhos que apresentam as atividades experimentais prontas para que professores e estudantes do ensino médio possam repeti-las, seguindo passo a passo o roteiro apresentado, inviabilizam situações de aprendizagem em que os alunos interajam e se sintam motivados a expor suas concepções, compará-las com as de seus colegas e com a explicação dada pelo professor. Assim espera-se contribuir para que novas concepções e práticas educacionais façam parte do dia a dia de cada unidade escolar, destacando as principais possibilidades para uso em sala de aula, como também cuidados e limitações a serem tomados ao usar esse material no meio escolar ampliando a qualidade de ensino oferecida para os alunos da rede estadual, marcada por altos índices de evasão e repetência o que não condiz com uma educação de qualidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Atividade experimental. | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Catalgação de artigos | pt_BR |
dc.title | Uma visão Vygotskyana das atividades experimentais de física publicadas em revistas de ensino de ciências | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Wuo, Wagner | - |
dc.contributor.referees | Silva, José Luis de Paula Barros | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGF) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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