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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15812
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Lôbo, Soraia Freaza | - |
dc.contributor.author | Varjão, Tatiana do Amaral | - |
dc.creator | Varjão, Tatiana do Amaral | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-08T14:04:29Z | - |
dc.date.available | 2014-09-08T14:04:29Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-08 | - |
dc.date.submitted | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15812 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho constitui-se em um estudo analítico-descritivo sobre o curso de Licenciatura em Química da Universidade do Estado da Bahia, com o foco no processo de instituição do atual currículo e nos fatores que lhe dão identidade. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas com o corpo discente, depoimentos de docentes e de análise documental. Neste processo, foi resgatada a historia do curso, desde a sua criação, em 1971, do que denominamos seu núcleo gerador – habilitação Química Aplicada do Curso de Graduação de Professores da Parte de Formação Especial do Currículo do Ensino de 2o Grau – até o currículo atual, resultado da reformulação curricular do curso criado em 1998. A pesquisa mostrou que o principal alicerce dessa reformulação encontra-se nos componentes curriculares que compõem a dimensão prática e no componente Evolução das Ciências e Pressupostos Filosóficos para o Ensino de Química. No processo investigativo, identificamos que o aspecto apontado como o mais positivo do curso, tanto pelos docentes, quanto pelos discentes, é a qualidade das relações inter-pessoais, com destaque para a relação docente-discente, e o ambiente acadêmico que se estabelece em conseqüência dessas relações. As dificuldades apontadas como as que mais interferem negativamente no percurso do corpo discente são o impacto das disciplinas dos primeiros semestres, principalmente as de conteúdo específico de Química, e o processo de avaliação de aprendizagem. Estes aspectos foram discutidos, reconhecendo-se a importância das questões epistemológicas e pedagógicas no ensino de Química e na formação do professor de Química. Apesar de nosso trabalho apontar para a necessidade de continuidade do estudo aqui iniciado, alguns elementos curriculares foram sugeridos para implementação, a curto prazo, visando a superação de alguns obstáculos presentes no atual currículo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Formação de professor | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | A Licenciatura em Química da UNEB: aspectos do currículo que facilitam ou dificultam o percurso discente | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Oki, Maria Conceição Marinho | - |
dc.contributor.referees | Sá, Maria Roseli Gomes Brito de | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGF) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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