Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15810
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBejarano, Nelson Rui Ribas-
dc.contributor.authorBulos, Adriana Mascarenhas Mattos-
dc.creatorBulos, Adriana Mascarenhas Mattos-
dc.date.accessioned2014-09-08T13:45:53Z-
dc.date.available2014-09-08T13:45:53Z-
dc.date.issued2014-09-08-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15810-
dc.description.abstractNeste presente trabalho busquei refletir sobre as percepções dos alunos-professores do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) sobre as contribuições das disciplinas de Matemática oferecidas para a sua prática em sala de aula no ensino de Matemática para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Essa reflexão ocorreu a partir das discussões que foram geradas no grupo focal Matemática nas Séries Iniciais, com a participação de treze alunas do curso, que já haviam vivenciado a experiência de sala de aula e cursado a disciplina Fundamentos e Ensino da Matemática para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O referencial teórico que apresento é intercalado com os dados coletados e as análises feitas. Assim, busco analisar o Curso de Pedagogia no Brasil e em Feira de Santana, através da sua história, suas crises e reformulações, além dos motivos que levam os estudantes a escolherem o curso. Em seguida, uma reflexão acerca do ensino de Matemática desde o início do século XX e o ensino dessa disciplina nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Nesse percurso, apresento a formação dos professores que ensinam matemática nas séries iniciais e a construção dos saberes para o desempenho dessa função. A análise dos dados sugere uma reflexão acerca das contribuições do curso para a área específica, já que o pedagogo é um professor generalista, que ensinará várias disciplinas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPercepçõespt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectSéries Iniciaispt_BR
dc.titleA formação em matemática no curso de pedagogia: percepções dos alunos-professores sobre as contribuições para a prática em sala de aulapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesCuri, Edda-
dc.contributor.refereesJesus, Wilson Pereira de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriana Mascarenhas Mattos Bulos.pdf707,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.