Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bejarano, Nelson Rui Ribas | - |
dc.contributor.author | Bulos, Adriana Mascarenhas Mattos | - |
dc.creator | Bulos, Adriana Mascarenhas Mattos | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-08T13:45:53Z | - |
dc.date.available | 2014-09-08T13:45:53Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-08 | - |
dc.date.submitted | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15810 | - |
dc.description.abstract | Neste presente trabalho busquei refletir sobre as percepções dos alunos-professores
do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Estadual de Feira de Santana
(UEFS) sobre as contribuições das disciplinas de Matemática oferecidas para a sua prática em sala de aula no ensino de Matemática para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Essa reflexão ocorreu a partir das discussões que foram geradas no grupo focal Matemática nas Séries Iniciais, com a participação de treze alunas do curso, que já haviam vivenciado a experiência de sala de aula e cursado a disciplina Fundamentos e Ensino da Matemática para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O referencial teórico que apresento
é intercalado com os dados coletados e as análises feitas. Assim, busco analisar o Curso de Pedagogia no Brasil e em Feira de Santana, através da sua história, suas crises e reformulações, além dos motivos que levam os estudantes a escolherem o curso. Em seguida, uma reflexão acerca do ensino de Matemática desde o início do século XX e o ensino dessa disciplina nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Nesse percurso, apresento a formação dos professores que ensinam matemática nas séries iniciais e a construção dos saberes para o desempenho dessa função. A análise dos dados sugere uma reflexão acerca das contribuições do curso para a área específica, já que o pedagogo é um professor generalista, que ensinará várias disciplinas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Percepções | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Séries Iniciais | pt_BR |
dc.title | A formação em matemática no curso de pedagogia: percepções dos alunos-professores sobre as contribuições para a prática em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Curi, Edda | - |
dc.contributor.referees | Jesus, Wilson Pereira de | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGF)
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