Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15807
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBejarano, Nelson Rui Ribas-
dc.contributor.authorRibeiro, Alcione Torres-
dc.creatorRibeiro, Alcione Torres-
dc.date.accessioned2014-09-08T13:12:13Z-
dc.date.available2014-09-08T13:12:13Z-
dc.date.issued2014-09-08-
dc.date.submitted2007-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15807-
dc.description.abstractO presente trabalho reconstitui e analisa a história de vida e profissional de três professores de Química, em processo de formação inicial em serviço no curso de Licenciatura Especial em Química da Universidade Federal da Bahia, identificando as experiências determinantes em suas formações e como se deu a apropriação dessas experiências, tornando-se aprendizagens da docência e influenciando diretamente no desenvolvimento destes professores. Também foram analisadas as contribuições do curso de licenciatura para o desenvolvimento de novas formas de ensinar Química e de novas concepções desses professores sobre a docência. A pesquisa desenvolvida inscreve-se num amplo movimento de investigação-formação que adota a abordagem biográfica como perspectiva epistemológica sobre a aprendizagem dos sujeitos a partir de suas próprias experiências. Essa abordagem proporciona ao professor as condições para confrontar-se com a construção de sua identidade e esta é uma maneira de aprofundar as reflexões sobre sua formação docente. Pesquisas com enfoque nessa abordagem ainda são escassas na área de Ensino de Química e o delineamento de propostas de melhoria na área nem sempre considera as necessidades reais dos professores. A dissertação conclui que é necessário saber mais sobre as vidas dos professores, suas aspirações, suas necessidades para que se possa contribuir efetivamente com suas formações. As narrativas autobiográficas cumprem esse papel, na medida em que permitem evidenciar o modo como cada professor mobiliza seus conhecimentos, seus valores suas energias para dar forma à sua identidade num diálogo com seus contextos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.titleHistórias de vida e formação de professores de Químicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSouza, Elizeu Clementino de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alcione Torres Ribeiro.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.