Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15599
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: S237Alterações microvasculares da retina e risco de doença arterial coronariana em pacientes diabéticos - uma revisão sistemática.
Autor(es): Santos, Leila Cibele Lopes dos
Autor(es): Santos, Leila Cibele Lopes dos
Abstract: Doença arterial coronariana (DAC) é a causa mais comum de isquemia que é um distúrbio onde há um suprimento inadequado de oxigênio paraomiocárdio. A DAC representa uma importante causa de morbi-mortalidade com elevados custos,e fatores de risco tais como diabetes, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia, obesidade tabagismo predizem sua prevalência. Um evento coronariano é o principal desfecho em portadores de DAC. Pacientes diabéticos são identificados como indivíduos com doença equivalente a uma manifestação prévia da DAC, categorizados como pacientes de alto risco coronariano. O exame padrão-ouro para avaliação de DAC é a angiocoronariografia, porém predispõem os pacientes a um risco maior de morbi-mortalidade sobretudo em idosos. Foi observado em literatura que existe uma forte associação de aterosclerose em vasos da retina e alterações ateroscleróticas coronarianas. Objetivos: Avaliação das alterações dos vasos da retina e sua relação como preditor de doença arterial coronariana em pacientes diabéticos. Metodologia: Revisão sistemática de literatura a partir de artigos pesquisados na base de dados MEDLINE. Resultados Foram encontrados 286 artigos, e desses foram selecionados 6artigos que trazem forte associação de alterações na microvasculatura da retina e doença arterial coronariana. Conclusão: Serão necessários mais estudos para descrever as alterações específicas nos vasos retinianos de pacientes diabéticos com DAC. Embora pacientes diabéticos apresentem alto risco para DAC, testes não invasivos que adicionem predição de risco, são de grande relevância, visto a alta prevalência de DM e DAC mundialmente.
Palavras-chave: Doença arterial coronariana
Retinopatia diabética
Diabetes Mellitus
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15599
Data do documento: 13-Ago-2014
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leila Cibele Lopes dos Santos.pdf804 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.