Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15494
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Custo social da motocicleta: Características das vítimas de acidentes motociclísticos atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Salvador, Bahia).
Autor(es): Nascimento, Joelma Naide do
Autor(es): Nascimento, Joelma Naide do
Abstract: Várias pesquisas demonstram que os motociclistas se destacam em ocorrências dos acidentes de trânsito. Esses veículos são altamente vulneráveis e, portanto, sujeitos aos traumas múltiplos. O objetivo desse trabalho é levantar o perfil epidemiológico e clínico dos pacientes vítimas de trauma secundário à acidente motociclístico na capital baiana, atendidos pelo serviço pré-hospitalar. Foi realizado um estudo de corte transversal, com prontuários de vítimas atendidas Serviço de Atendimento Móvel de Urgências – 192 (SAMU – 192) na cidade de Salvador (Bahia) no período de janeiro a fevereiro de 2012. Durante o período mencionado, 752 prontuários foram analisados, dos quais 650 pacientes (85,3%) foram de fato atendidos pelo SAMU - 192, as vítimas tinham em média 30,4 anos (±10,4), sendo 485 (80,7%) do sexo masculino. Quanto à situação da vítima, 561 (84,2%) estavam pilotando a motocicleta, dos quais 309 (86,6%) foram registrados com o uso de capacete. A maior parte, 314 (45,1%), das vítimas decorreram de acidentes em horários de pico. A distribuição geográfica das ocorrências apontou os distritos de Boca do Rio/ Patamares, seguido de Centro, Pituba/Costa Azul, Subúrbio Ferroviário, Barra e Pau da Lima de maior prevalência. A mediana do tempo gasto desde o acionamento do SAMU - 192 até a chegada na cena foi de 11 minutos (IIQ 7-16). Já o intervalo entre a chegada ao local do acidente e a entrega dos pacientes aos cuidados de uma unidade de saúde foi de 54 minutos (IIQ 40-71). No tocante, ao desfecho do atendimento, 501 vítimas (80,3%) foram removidas para uma unidade de saúde e o número de óbitos foi de 32, correspondendo a uma taxa de letalidade de 5,1%. O presente trabalho demonstrou a importância dos motociclistas entre as vítimas de acidentes de trânsito na cidade de Salvador – Bahia, sendo a maioria adultos jovens do sexo masculino, bem como características no atendimento de um dos serviços pré-hospitalares, buscando atrair a atenção da sociedade sobre o problema do Tempo - resposta entre o atendimento pré-hospitalares e a assistência hospitalar de urgência. Além disso,o trabalho procurou correlacionar dados demográficos da região em estudo visando contribuir para a implementação de políticas e estratégias de redução de danos neste tipo de acidentes.
Palavras-chave: Acidente de trânsito - Motocicleta
Atendimento pré-hospitalar
Epidemiologia
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15494
Data do documento: 6-Ago-2014
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joelma Naide do Nascimento.pdf2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.