Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15491
Tipo: Outros
Título: Perfil dos alunos e monitoramento da inserção profissional de egressos do curso de graduação em saúde coletiva – ISC/UFBA
Autor(es): Souto, Ana Cristina
Pinto, Isabela Cardoso
Castellanos, Marcelo Eduardo Pfeiffer
Experidião, Monique
Cunha, Litza Andrade
Mira, Amanda Dourado
Martinez, Ariel Bruno
Santos, Cintia Maria Barreto
Anjos, Davllyn Santos Oliveira dos
Alves, Fernanda da Silva
Barreto, Jamile Rafaela Pereira
Santos, Liliana
Matos, Sheila Maria Alvim de
Autor(es): Souto, Ana Cristina
Pinto, Isabela Cardoso
Castellanos, Marcelo Eduardo Pfeiffer
Experidião, Monique
Cunha, Litza Andrade
Mira, Amanda Dourado
Martinez, Ariel Bruno
Santos, Cintia Maria Barreto
Anjos, Davllyn Santos Oliveira dos
Alves, Fernanda da Silva
Barreto, Jamile Rafaela Pereira
Santos, Liliana
Matos, Sheila Maria Alvim de
Abstract: Este relatório apresenta os principais reflexões e resultados do estudo do Perfil dos Alunos e Monitoramento da Inserção Profissional de Egressos do Curso de Graduação em Saúde Coletiva – ISC/UFBA. Este curso foi aberto na UFBA em 2009, com a oferta de 45 vagas anuais, em período noturno, duração de quatro anos e proposta de formação interdisciplinar de profissionais de saúde que poderão atuar colaborativamente na defesa do Sistema Único de Saúde e da Reforma Sanitária Brasileira. Sua implantação decorreu do acúmulo de reflexões e debates sobre a temática no campo da Saúde Coletiva, e representa a possibilidade de menor itinerário formativo e menor custo institucional, com maior impacto numérico em termos de egressos, uma vez que as diversas estratégias de formação, tradicionalmente presentes no campo da Saúde Coletiva, pressupõem uma graduação anterior e um curso de especialização na área. Estudou-se o perfil do alunado e dos egressos do Curso de Graduação em Saúde Coletiva da UFBA no ano de 2013, tendo em vista suas características sócio-econômicas, trajetória social, familiar e política, interesses e expectativas em relação à formação e atuação profissional em Saúde Coletiva, assim como a relação desses aspectos com as experiências formativas ocorridas ao longo do curso e destas com as inserções profissionais almejadas e/ou realizadas. Desenvolvido na UFBA, a execução desta pesquisa só foi possível mediante financiamento e apoio institucional da Universidade e do Instituto de Saúde Coletiva, participação de docentes pesquisadores do Instituto e bolsistas de iniciação científica. Ressalta-se que ao mesmo tempo em que esta pesquisa foi desenvolvida, o Curso de Graduação em Saúde Coletiva da UFBA foi avaliado pelo Ministério da Educação e recebeu nota máxima (cinco), sendo um dos pontos mais positivos da avaliação a interdisciplinaridade da formação. Com o conhecimento dos seus ingressos e egressos espera-se poder contribuir na identificação de dificuldades inerentes aos estudantes e antecipar possíveis problemas na sua formação, bem como auxiliar na melhoria dos processos e resultados do curso.
Palavras-chave: Formação
Trajetória política
Identidade profissional
Mercado de trabalho
Saúde coletiva
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15491
Data do documento: 6-Ago-2014
Aparece nas coleções:Outros (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
reltecfinal_proufba_2012_PERFIL_DISCENTE_CGSC_RI.pdf973,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.