Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15418
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Teoria dos contratos, governança corporativa e auditoria: delineamentos para a discussão em teoria da contabilidade
Autor(es): Bruni, Adriano Leal
Nonato, Raimundo Lima
Pereira, Antonio Gualberto
Faria, Juliano Almeida de
Rocha, Joseilton Silveira da
Autor(es): Bruni, Adriano Leal
Nonato, Raimundo Lima
Pereira, Antonio Gualberto
Faria, Juliano Almeida de
Rocha, Joseilton Silveira da
Abstract: Frente à lacuna por que passa a teoria contábil que não conta com um corpo de conhecimentos consolidado, discutir alguns delineamentos significativos para pesquisa é uma forma de fomentar um entendimento mais loquaz do atual estado da arte neste campo do conhecimento e apontar caminhos frente aos desafios que se apresentam. O objetivo deste trabalho é indicar alguns aspectos relevantes definidos pela teoria positiva da contabilidade, a despeito da teoria dos contratos e seus desdobramentos para o papel da contabilidade na minimização dos conflitos de agência e redução da assimetria de informação, o papel da governança corporativa quanto à melhoria dos controles internos e busca de uma maior transparência nas relações entre agente e principal e, não menos importante, o papel da auditoria no monitoramento dos contratos. A teoria da contabilidade tem se servido deste cabedal teórico-conceitual para explicar muito dos fenômenos sobre os quais “lança luz” e, frente às novas demandas apontadas pelo processo de regulamentação por que passa a contabilidade, haja vista a própria Lei Sarbanes & Oxley, representa um pilar a ser observado cuidadosamente no estudo das diversas nuances deste cenário desafiador e instigante.
Palavras-chave: Teoria dos Contratos
Governança Corporativa
Auditoria
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: RBC: Revista Brasileira de Contabilidade
Citação: BRUNI, A. L. ; NONATO, R L ; PEREIRA, A. G. ; FARIA, A. J. ; ROCHA, J. S. . Teoria dos Contratos, Governança Corporativa e Auditoria: delineamentos para a discussão em Teoria da Contabilidade. RBC: Revista Brasileira de Contabilidade, v. 1, p. 79-92, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15418
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Ciências Contábeis)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
39493.pdf177,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.