Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15416
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Aspectos intuitivos e decisões gerenciais: considerações acerca do julgamento de decisões envolvendo o orçamento
Autor(es): Pereira, Antonio Gualberto
Bruni, Adriano Leal
Rocha, Joseilton Silveira da
Autor(es): Pereira, Antonio Gualberto
Bruni, Adriano Leal
Rocha, Joseilton Silveira da
Abstract: A abordagem comportamental da Contabilidade Gerencial conta com diversos trabalhos na literatura especializada, enfocando ferramentas como o orçamento, a mensuração de desempenho e os sistemas de controle. No campo da pesquisa sobre aspectos intuitivos, são apresentados os principais impactos dos sistemas automáticos (ou tácitos) nas decisões gerenciais. Os sistemas racionais (ou deliberados) e intuitivos (ou automáticos) trabalham de forma complementar, sendo que o sistema deliberado funciona como supervisor do sistema intuitivo. A aplicação do Cognitive Reflection Test (CRT), teste que é capaz de medir o nível de habilidade cognitiva dos indivíduos e a propensão para serem (ou não) influenciados pelos impulsos intuitivos, é uma das possibilidades de pesquisa em decisões gerenciais mais promissoras. O presente trabalho tem por objetivo discutir a possível aplicação do CRT em pesquisas voltadas para o entendimento da relação entre aspectos intuitivos e decisões gerenciais. Além disso, pode-se correlacionar aspectos intuitivos (baixo CRT) com decisões intertemporais de alocação de recursos ao orçamento e/ou decisões de alocação de recursos sob condições de risco. Trabalhos sob esta perspectiva podem vislumbrar possíveis melhorias na eficácia empresarial, a partir da percepção do encadeamento entre aspectos não racionais e o desempenho organizacional.
Palavras-chave: Decisões
Teste de reflexão cognitiva
Aspectos comportamentais do orçamento
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: 10º congresso USP Contabilidade e Controladoria, 2010
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15416
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Trabalho Apresentado em Evento (Faculdade de Ciências Contábeis)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aspectos intuitivos e decisões gerenciais.pdf173,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.