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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15382
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Santos, André Luís Mota dos | - |
dc.contributor.author | Laudano, Itana Carvalho | - |
dc.creator | Laudano, Itana Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-31T14:01:07Z | - |
dc.date.available | 2014-07-31T14:01:07Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-31 | - |
dc.date.submitted | 2014-02-14 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15382 | - |
dc.description.abstract | A educação tem um papel inegável para o desenvolvimento socioeconômico dos países. Por um lado, a educação permite aos indivíduos retornos futuros mais elevados e nesse sentido a aquisição de educação tem a natureza de um investimento privado. Por outro lado, sociedades bem educadas têm baixos índices de violência, sua população é mais tolerante, as pessoas sujam menos as ruas, tem um maior senso crítico, adotam hábitos culturais em seu cotidiano e sabem escolher melhor seus governantes. Do ponto de vista das políticas, o reconhecimento da importância que a educação tem para os indivíduos e sociedades reflete-se, por exemplo, na expansão das redes de ensino de educação básica e superior e na realização de avaliações de desempenho que permitem formulação e monitoramento de políticas públicas. Uma questão tem sido tema de crescente debate na literatura refere-se à eficiência das instituições de ensino. Esta monografia enquadra-se neste contexto e busca analisar se as IES, públicas e privadas, do Estado da Bahia no ano de 2011 foram eficientes. Parte-se da hipótese de que as IES públicas são eficientes as privadas ineficientes, haja vista maior quantidade de Doutores, existência de pesquisa científica, além de terem processo de seleção mais competitivo. Para tanto, utiliza-se método DEA que permite mensurar a eficiência das unidades tomadoras de decisão (IES) e identificar a eficiência relativa entre elas. Os resultados confirmam a hipótese adotada, de que as IES públicas são eficientes em contrapartida à ineficiência das privadas. Somente uma IES pública apresentou baixa eficiência. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Insituições de ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento socioeconômico | pt_BR |
dc.title | Estimativa da fronteira de eficiência educacional das instituições de ensino superior (IES) do Estado da Bahia no ano de 2011 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Andrade, Cláudia Sá Malbouisson | - |
dc.contributor.referees | Caffé, Antonio Ricardo Dantas | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Economia regional e urbana | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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