Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15366
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O aprendizado formal de controladoria minimiza o excesso de confiança em decisões gerenciais? Um estudo experimental
Autor(es): Carvalho Júnior, César Valentim de Oliveira
Rocha, Joseilton Silveira da
Bruni, Adriano Leal
Autor(es): Carvalho Júnior, César Valentim de Oliveira
Rocha, Joseilton Silveira da
Bruni, Adriano Leal
Abstract: O objetivo desta pesquisa foi verificar o impacto do aprendizado formal de Controladoria na minimização do excesso de confiança em decisões gerenciais. Para isso foram delineados cenários experimentais com situações que envolvem alguns conceitos relevantes de Controladoria em que podem existir vieses cognitivos, como: (a) Custo de oportunidade; (b) Sunk Costs; (c) Custo de reposição; e (d) Teoria das restrições. Com o auxílio destes conceitos, busca-se entender o comportamento associado a vieses cognitivos provocados pelo Excesso de Confiança. O experimento contou com um grupo de controle, onde não existia a introdução de vieses nas questões às quais os respondentes foram submetidos, e dois grupos experimentais, onde os questionários continham os vieses, sendo a amostra composta por 155 estudantes dos cursos de graduação de Ciências Contábeis e Direito da Universidade Federal da Bahia. Para a análise do experimento, foi utilizada a Regressão Linear Múltipla. Os resultados encontrados apontaram para a inexistência de contribuições do aprendizado formal de Controladoria na redução da ocorrência do excesso de confiança, tendo o nível de desempenho acadêmico dos respondentes contribuído apenas no grupo de controle.
Palavras-chave: Contabilidade Comportamental
Coontroladoria
Excesso de Confiança
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Congresso ANPCONT - USP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15366
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Trabalho Apresentado em Evento (Faculdade de Ciências Contábeis)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O aprendizado Formal de controladoria.pdf158,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.