Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15363
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estudo sobre a Teoria Comportamental em ementas dos Cursos de Ciências Contábeis e de Economia ofertados por instituições de ensino superior
Autor(es): Rocha, Joseilton Silveira da
Autor(es): Rocha, Joseilton Silveira da
Abstract: O objetivo deste artigo se consistiu na analise das ementas curriculares dos cursos de graduação em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas ofertados por instituições do ensino superior buscando identificar disciplinas que tem relação, declarada, direta e/ou indireta com a temática Teoria Comportamental, e em segundo plano, com os temas: Controladoria e Tomada de Decisão. Neste sentido inclui-se os subtemas: Finanças Comportamentais, Teoria da Utilidade Esperada, Teoria da Racionalidade Limitada, Heurísticas, Teoria dos Prospectos, Efeito Framing. O referencial teórico contido neste artigo é fruto de pesquisas em artigos nacionais e internacionais disponibilizados na internet e em outros meios. Foram levantados 82 (oitenta e dois) programas de 02 cursos de graduação, sendo 42 (quarenta e dois) em 02 cursos de Ciências Contábeis e 40 (quarenta) em um curso de Economia, todos, da Universidade Federal a fim de verificar as disciplinas que possuíam ou não, propensão para inclusão do tema controladoria em sua ementa. Após analise das ementas, de ambos os cursos, destaca-se a constatação da existência de 9,52% disciplinas do curso de Ciências Contábeis que detêm relação com os temas supracitados, e 17,5 % do total de disciplinas de Ciências Econômicas. O que é justificável pela própria história da discussão destes temas nestas Ciências.
Palavras-chave: Teoria Comportamental
Tomada de Decisão
Teoria do Prospecto
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15363
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Trabalho Apresentado em Evento (Faculdade de Ciências Contábeis)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.