Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15360
Tipo: Artigo de Evento
Título: Instituições de ensino superior em contabilidade e suas contribuições para a formação de profissionais socialmente responsáveis
Autor(es): Moura, Fábio Viana de
Rocha, Joseilton Silveira da
Autor(es): Moura, Fábio Viana de
Rocha, Joseilton Silveira da
Abstract: O objetivo principal deste trabalho foi analisar a relação da existência de dispositivos legais e doutrinários da educação universitária contábil que intentam em formar profissionais socialmente responsáveis, com a concepção de responsabilidade social dos acadêmicos formandos. Para tal análise, foi delimitado através de pesquisa bibliográfica, o significado de responsabilidade social, atribuindo-lhe elementos concretos baseados no modelo de indivíduo e de sociedade rousseaunianos. Posteriormente analisamos a existência de conhecimentos de normas legais que atribuem à educação a formação de semelhante profissional. Logo após foram enviados questionários para outo Instituições de Ensino superior em contabilidade, que resultou em um total de 140 respondentes, de seis turmas, de quatro das instituições para as quais enviamos o questionário. Na construção do instrumento de coleta de dados utilizamos uma escala do tipo Likert, o que nos proporcionou, através do método descritivo de análise de dados, medir níveis de favorabilidade dos respondentes quanto à atitude responsavelmente social definida e suas respectivas noções de quanto a educação formal que recebem contribui para sua formação. Assim o presente trabalho demonstra uma possível relação entre educação recebida e os níveis de responsabilidade social, levantando, ainda, questionamentos do quanto a educação contábil pode contribuir para tal formação.
Palavras-chave: Responsabilidade Social
Formação do profissional contador
Educação versus formação cidadã
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: SEMPEP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15360
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Trabalho Apresentado em Evento (Faculdade de Ciências Contábeis)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.