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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPaim, Jairnilson Silva-
dc.contributor.authorGuimarães, Maria Clara-
dc.creatorGuimarães, Maria Clara-
dc.date.accessioned2014-07-16T20:32:47Z-
dc.date.available2014-07-16T20:32:47Z-
dc.date.issued2014-07-16-
dc.date.submitted2012-04-17-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15220-
dc.description.abstractPautado nos conceitos de Redes Sociais e Capital Social, o estudo descreve e analisa a conformação das redes sociais e sua possível relação com a proteção contra as violências no Curuzu-Salvador-Bahia-Brasil. Diferentemente do que a literatura aponta, o Curuzu, localidade de periferia urbana e majoritariamente negra, apresentou baixos índices de violência em estudos anteriores. A investigação partiu da hipótese de que as redes sociais podiam funcionar como fator de proteção. Optou-se por um estudo de caso de cunho etnográfico que teve duração de quinze meses, sendo que oito foram de forma intensiva (mínimo de três dias por semana em campo). A observação focou quatro organizações do bairro: dois blocos carnavalescos, uma associação de moradores e um terreiro de camdomblé. Os informantes foram os trabalhadores de diversos níveis dessas organizações, participantes e moradores. Uma das organizações se destaca quanto ao acúmulo de capital social e potencial de ação, todavia o entorno, embora beneficiado, não é seu foco. Tensões e articulações são reveladas. Os tipos de violência por eles destacados foram os homicídios e também as referidas ao trânsito, embora a doméstica (especialmente contra a mulher) tenha-se revelado com constância. Com o crescimento da violência, a sensação de insegurança se assemelha à cidade como um todo. Algumas ações de projetos sociais dentro das organizações estudadas foram identificadas como ferramentas de enfrentamento, prevenção e proteção à violência, além de promover qualidade de vida. Entre as atividades com este fim, há a capoeira e a educação de cunho reafirmativo (racial), com o intuito de ampliar o capital escolar, cultural e econômico do jovem negro. A capoeira, além de ser considerado um esporte barato, demonstrou ser potente no suporte e educação de forma global, além de ser um espaço que permite a reconstrução de laços familiares para sustentar fragilidades sociais. Desse modo, atua desde o enfrentamento de questões dos alunos que se envolvem em situações de fragilidade, marginalidade e violência, e também com foco na prevenção e proteção desse jovem da violência e da discriminação. As atividades educativas propostas pelos blocos afros atuam mais no âmbito da prevenção e proteção, com foco na orientação. Apesar da existência de organizações sociais supostamente capazes de proteger contra as violências, a forma como estas vêm-se desenvolvendo em Salvador, inclusive no Curuzu, sinaliza para uma situação na qual tais mecanismos parecem insuficientes para dar conta desses novos tempos. Por fim, sugerem-se novas pesquisas contemplando a violência contra a mulher e o comportamento dos jovens no que se refere aos riscos e às motivações para a superação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRede Socialpt_BR
dc.subjectCapital Socialpt_BR
dc.subjectEtnografia em Saúdept_BR
dc.subjectPromoção da Saúdept_BR
dc.subjectPrevenção à Violênciapt_BR
dc.titleRedes sociais como fator de proteção contra as violências? Um estudo de caso no Curuzupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLarrea, Cristina-
dc.contributor.refereesKillinger, Cristina Larrea-
dc.contributor.refereesSilva, Ligia Maria Vieira da-
dc.contributor.refereesCosta, Heloniza de Oliveira Gonçalves-
dc.publisher.departamentInstituto de Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.initialsISC-UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
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