Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15159
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFernandes, Josicélia Dumêt-
dc.contributor.authorRebouças, Lyra Cândida Calhau-
dc.creatorRebouças, Lyra Cândida Calhau-
dc.date.accessioned2014-07-09T11:53:01Z-
dc.date.available2014-07-09T11:53:01Z-
dc.date.issued2014-07-09-
dc.date.submitted2013-11-29-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15159-
dc.description.abstractConsiderando as transformações trazidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a consequente discussão acerca da redefinição do processo de formação de enfermeiras com vistas a atender o modelo assistencial proposto e principalmente considerando os dez anos das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem (DCN/ENF), propusemos a consecução deste estudo que tem como objetivo geral: Analisar como tem se configurado a formação das enfermeiras no Estado da Bahia após a publicação das DCN/ENF, e como objetivos específicos: Identificar as inovações ocorridas no processo de formação da enfermeira, no Estado da Bahia, após a publicação das DCN/ENF; Descrever os avanços e dificuldades encontrados pelos cursos de graduação no processo de incorporação dos fundamentos trazidos pelas DCN/ENF. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa fundamentado no referencial teórico de Paulo Freire. Foi desenvolvida em cinco cursos de graduação em Enfermagem públicos da Bahia, com 19 docentes e 193 discentes. Os resultados nos mostraram que das cinco escolas envolvidas, uma ainda não conseguiu fazer nenhuma mudança curricular que tivesse como base as propostas trazidas nas DCN/ENF. Nas demais foram identificadas as seguintes inovações ao processo formativo: A construção do perfil profissional a partir das competências Gerais; A presença e valorização das Atividades Complementares; A construção do conhecimento cientifico através dos Trabalhos de Conclusão de Curso; A contribuição do Estágio Curricular Supervisionado; A flexibilidade curricular; O uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem; A avaliação e acompanhamento do processo ensino-aprendizagem. Como elementos facilitadores dessas inovações, destacamos o PRÓ- Saúde e o PET-Saúde; a ABEn por meio dos fóruns de escolas e dos SENADENs; os projetos de pesquisa e extensão institucionais; o aumento da carga horária e do tempo de integralização do curso; os estágios de vivência; a integração entre a graduação e a pós-graduação; a incorporação de enfermeiras em cargos de gestão da universidade; o compromisso profissional das docentes. Como elementos dificultadores, destacamos a burocracia institucional; o pouco reconhecimento profissional; o baixo investimento na capacitação pedagógica docente e dos preceptores; a resistência no envolvimento do profissional do serviço com a formação e vice-versa; o engessamento curricular dado pelo número de pré-requisitos; oferta efetiva de componentes curriculares optativos ainda insuficiente; distribuição de CH discrepante entre os semestres; uso pontual de metodologias ativas; comprometimento dos cenários de aprendizagem dado pela desorganização do modelo assistencial e administrativo e pela expansão do número de cursos; avaliação discente pontual e atrelada a quantificação; NDE não atuante. Concluímos que houve inovações significativas no processo de formação da enfermeira a partir da incorporação, pelas Instituições de Ensino Superior (IES), os elementos fundantes das DCN/ENF, em sintonia com as novas políticas de educação e saúde. Nesse liame, defendemos que este estudo irá contribuir para que os cursos de graduação em enfermagem, seus docentes e discentes, possam ter uma visão de como tem se dado esse fenômeno, as facilidades encontradas por cada curso, as dificuldades percebidas, entendendo que a formação deve ser constantemente repensada, as ações firmemente refletidas e os caminhos incansavelmente redesenhados, pois só assim teremos a formação de profissionais consonantes com os preceitos constitucionalmente assegurados para a saúde e educação.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleDez anos de diretrizes curriculares nacionais em enfermagem: avanços e perspectivas na Bahiapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesFernandes, Josicélia Dumêt-
dc.contributor.refereesTeixeira, Elizabeth-
dc.contributor.refereesPinheiro, Gleide Magali Lemos-
dc.contributor.refereesSantana, Neuranides-
dc.contributor.refereesSilva, Gilberto Tadeu Reis da-
dc.contributor.refereesSilva, Rosana Maria de Oliveira-
dc.contributor.refereesSanta Rosa, Darci de Oliveira-
dc.publisher.departamentde Enfermagempt_BR
dc.publisher.programem Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Enf_Lyra Cândida Calhau Rebouças.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.