Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15131
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGuimarães, Jamile Silva-
dc.contributor.authorLima, Isabel Maria Sampaio Oliveira-
dc.creatorGuimarães, Jamile Silva-
dc.creatorLima, Isabel Maria Sampaio Oliveira-
dc.date.accessioned2014-07-07T13:31:50Z-
dc.date.available2014-07-07T13:31:50Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.issn0104-1290-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15131-
dc.descriptionp. 895-908pt_BR
dc.description.abstractEste artigo objetivou analisar os fundamentos teórico-metodológicos de uma prática educativa integral em saúde promovida por uma ONG junto a jovens em situação de risco pessoal e social. Foram realizadas entrevistas em profundidade com seis participantes, observação sistemática das atividades educativas e pesquisa documental de textos, reportagens e vídeos no blog institucional. Articulando métodos diversos, esta ação educativa promove o diálogo e uma dinâmica de problematização, trabalhando em grupos cooperativos e fortalecendo relações horizontais entre os jovens e os educadores. Os resultados apontam para a formação de uma postura reflexiva que permitiu aos jovens ressignificar tabus e mitos sobre questões de saúde e compreender melhor a si mesmos, constituindo-se como sujeito. A análise crítica da informação mostra-se essencial para que se estabeleça uma relação entre o conhecimento e seu valor para a vida, e, por conseguinte, a saúde. O sentido construído é parâmetro de escolhas e motor de ações de autocuidado. Ao criar condições para que o jovem reflita e explore conceitos e procedimentos sociais e de saúde, esta prática educativa lhe oportuniza construir uma visão sobre a saúde e o significado de ser saudável. Conclui-se que o desenvolvimento da capacidade de análise, discernimento e decisão recursa ao jovem para organizar e conduzir sua vida pessoal e coletiva, de forma mais crítica, autônoma e participativa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902012000400009pt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectMetodologia de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.titleEducação para a Saúde: discutindo uma prática pedagógica integral com jovens em situação de riscopt_BR
dc.title.alternativeSaúde e Sociedadept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.numberv. 21, n. 4pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jamile Silva Guimarães.pdf146,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.