Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Padovani, Andréa Sandoval | - |
dc.contributor.author | Ristum, Marilena | - |
dc.creator | Padovani, Andréa Sandoval | - |
dc.creator | Ristum, Marilena | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-25T15:53:14Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.issn | 1517-9702 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15099 | - |
dc.description | Texto completo: acesso restrito. p. 969-984 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho objetivou-se verificar como educadores de medida socioeducativa, que atuam junto a adolescentes autores de ato infracional, avaliam a atuação da escola em uma comunidade de atendimento socioeducativo quanto à prevenção e diminuição da reincidência em atos infracionais. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, realizada na própria instituição, e analisados utilizando-se a técnica do discurso do sujeito coletivo. O resultado, após a análise das entrevistas, destaca quatro ideias centrais: as semelhanças e diferenças entre a escola da instituição e as demais escolas da rede escolar; o papel da escola na medida socioeducativa de internação e suas ações preventivas; a sugestão de ações preventivas; e as causas da reincidência. No discurso coletivo dos educadores, pode-se observar que a escola tem papel fundamental na prevenção e na diminuição da reincidência infracional. Contudo, faltam ações articuladas com a rede de apoio social externa à instituição. Problemas de segurança são as principais diferenças, apontadas pelos participantes da pesquisa, em relação às escolas externas. Fatores familiares, socioeconômicos e pessoais constituem, segundo os educadores, um risco para os adolescentes, dificultando a descontinuidade de atos infracionais. A importância da elaboração de um projeto de vida, pelos adolescentes, e a falta de acompanhamento ao egresso são enfatizadas, no discurso desses profissionais, demonstrando a urgência de políticas públicas articuladas para um melhor atendimento aos jovens egressos do sistema socioeducativo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022013005000012 | pt_BR |
dc.subject | Medidas socioeducativas | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Reincidência | pt_BR |
dc.subject | Educadores de medida | pt_BR |
dc.title | A escola como caminho socioeducativo para adolescentes privados de liberdade | pt_BR |
dc.title.alternative | Educação Pesquisa | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 39, n. 4 | pt_BR |
dc.embargo.liftdate | 10000-01-01 | - |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (IPS)
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