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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15099
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPadovani, Andréa Sandoval-
dc.contributor.authorRistum, Marilena-
dc.creatorPadovani, Andréa Sandoval-
dc.creatorRistum, Marilena-
dc.date.accessioned2014-06-25T15:53:14Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.issn1517-9702-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15099-
dc.descriptionTexto completo: acesso restrito. p. 969-984pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho objetivou-se verificar como educadores de medida socioeducativa, que atuam junto a adolescentes autores de ato infracional, avaliam a atuação da escola em uma comunidade de atendimento socioeducativo quanto à prevenção e diminuição da reincidência em atos infracionais. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, realizada na própria instituição, e analisados utilizando-se a técnica do discurso do sujeito coletivo. O resultado, após a análise das entrevistas, destaca quatro ideias centrais: as semelhanças e diferenças entre a escola da instituição e as demais escolas da rede escolar; o papel da escola na medida socioeducativa de internação e suas ações preventivas; a sugestão de ações preventivas; e as causas da reincidência. No discurso coletivo dos educadores, pode-se observar que a escola tem papel fundamental na prevenção e na diminuição da reincidência infracional. Contudo, faltam ações articuladas com a rede de apoio social externa à instituição. Problemas de segurança são as principais diferenças, apontadas pelos participantes da pesquisa, em relação às escolas externas. Fatores familiares, socioeconômicos e pessoais constituem, segundo os educadores, um risco para os adolescentes, dificultando a descontinuidade de atos infracionais. A importância da elaboração de um projeto de vida, pelos adolescentes, e a falta de acompanhamento ao egresso são enfatizadas, no discurso desses profissionais, demonstrando a urgência de políticas públicas articuladas para um melhor atendimento aos jovens egressos do sistema socioeducativo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022013005000012pt_BR
dc.subjectMedidas socioeducativaspt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectReincidênciapt_BR
dc.subjectEducadores de medidapt_BR
dc.titleA escola como caminho socioeducativo para adolescentes privados de liberdadept_BR
dc.title.alternativeEducação Pesquisapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.numberv. 39, n. 4pt_BR
dc.embargo.liftdate10000-01-01-
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