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dc.contributor.authorSantos, Fabio Jesus-
dc.contributor.authorLima, Jussara Borges de-
dc.creatorSantos, Fabio Jesus-
dc.creatorLima, Jussara Borges de-
dc.date.accessioned2014-06-06T20:53:04Z-
dc.date.available2014-06-06T20:53:04Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.isbn9788565044066-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15074-
dc.description.abstractO trabalho traz o conceito e as implicações da educação para a informação, apresentando iniciativas empíricas notadas nas organizações da sociedade civil da cidade de Salvador, Bahia, em 2012. A investigação pauta-se no projeto de pesquisa “Competências infocomunicacionais: estudo em organizações da sociedade civil de Salvador” realizado no âmbito do Grupo de Pesquisa em Políticas de Informação, Comunicações e Conhecimento (Gepicc), vinculado ao ICI-UFBA. A amostra original é de 39 organizações. Para este trabalho utilizou-se seis depoimentos, obtidos a partir de entrevista semi-estruturada com os gestores dessas organizações. Observa-se que iniciativas na promoção de competências geralmente são uma resposta das organizações à situação de exclusão social e digital. O fomento dessas competências apresenta-se no sentido de inclusão social. Todas as organizações direcionam a educação digital para crianças e adolescentes. Contudo, três apontam que mantém infocentros abertos à comunidade ao redor, mesclando-se a questão da preparação para o mercado de trabalho. Essas organizações demonstram a intenção de que o público se aposse das ferramentas digitais, saindo da posição de beneficiário de suas atividades para parceiro. Implícito a todo esse processo está a noção de desenvolvimento de competências em informação. Embora não se possa assegurar que as organizações estão promovendo a educação para a informação, na ótica deste trabalho, observa-se o direcionamento de algumas ações nesse sentido. As organizações da sociedade civil, que historicamente reconhecem o acesso à informação como condição para a cidadania, estão encaminhando esforços e recursos para a inserção de setores marginalizados na Sociedade da Informação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://www.enancib2013.ufsc.br/index.php/enancib2013/XIVenancib/paper/viewFile/225/273pt_BR
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.subjectEducação digitalpt_BR
dc.titleEducação para a informação: direcionamentos de organizações da sociedade civil de Salvadorpt_BR
dc.title.alternativeEncontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubFlorianópolispt_BR
dc.identifier.numberv. 14pt_BR
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