Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15010
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Trajetórias afetivo-sexuais de pessoas com feridas crônicas nos membros inferiores: aspectos na escuta terapêutica
Título(s) alternativo(s): Revista Gaúcha de Enfermagem
Autor(es): Carvalho, Evanilda Souza de Santana
Paiva, Mirian Santos
Aparício, Elena Casado
Rodrigues, Gilmara Ribeiro Santos
Autor(es): Carvalho, Evanilda Souza de Santana
Paiva, Mirian Santos
Aparício, Elena Casado
Rodrigues, Gilmara Ribeiro Santos
Abstract: Estudo qualitativo com o objetivo de discutir as trajetórias de pessoas com feridas crônicas nos membros inferiores, focando as experiências afetivas e sexuais. Participaram 51 adultos atendidos num ambulatório de hospital público em Salvador, Bahia, entre 2008 e 2009. Os dados foram obtidos através do desenho estória-tema e de entrevistas em profundidade, durante a escuta terapêutica. Em seguida foram submetidos à análise de conteúdo temática e à análise de conteúdo para desenhos, respectivamente, surgindo três categorias: "trajetórias solitárias", "fragmentadas" e "lineares ou contínuas". Conclui-se que as limitações corporais impostas pelas feridas influenciam a subjetividade dessas pessoas, conduzindo-as a processos de perda da autoconfiança, autodepreciação e temor quanto a demandas afetivo-sexuais. Torna-se, pois, evidente a necessidade da promoção, não apenas de intervenções curativas para o corpo, mas também da escuta terapêutica e do apoio psicológico durante o cuidado proporcionado a essas pessoas.
Palavras-chave: Enfermagem holística
Sexualidade
Doença crônica
Imagem corporal
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15010
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1983-14472013000300021.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.