Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15000
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O papel da Controladoria Pública no Contexto da Copa do Mundo: um estudo baseado na experiência dos jogos panamericanos 2007
Autor(es): Pinheiro, Francisco Marton Gleuson
Lopes, Laerson Morais Silva
Rocha, Joseilton Silveira da
Dias Filho, José Maria
Autor(es): Pinheiro, Francisco Marton Gleuson
Lopes, Laerson Morais Silva
Rocha, Joseilton Silveira da
Dias Filho, José Maria
Abstract: Esta pesquisa tem por objetivo identificar os desafios que recaem sobre a Controladoria Pública no contexto da Copa do Mundo que se realizará no Brasil em 2014. Para tanto, foi analisada a execução orçamentária (2009 e 2010) dos estados e municípios sedes da Copa, sendo tomada como parâmetro a execução orçamentária (2004 a 2008) relativa ao estado e município do Rio de Janeiro em função do PAN Rio 2007. As funções de governo eleitas no estudo foram: “Urbanismo”, “Transporte”, “Desporto e Lazer” e “Previdência Social”, esta como função de controle para as análises. Os dados foram extraídos dos Relatórios Resumidos da Execução Orçamentária (RREO) dos entes envolvidos, disponibilizados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e tratados estatisticamente no aplicativo SPSS 15. Analisou-se, através de estatística descritiva, a variação entre a dotação inicial e os gastos liquidados, considerando 10% como limite máximo de variação aceitável por função. Os resultados demonstraram variações elevadas entre o orçado inicialmente e o liquidado, principalmente, nas funções relacionadas diretamente com os eventos esportivos. Isso sinaliza as possíveis falhas no processo de planejamento (seja por subavaliação ou superavaliação dos recursos necessários). É, portanto, importante que a Controladoria participe ativamente do processo orçamentário (do planejamento ao controle), de maneira que possa contribuir para a garantia da adequada gestão dos recursos públicos.
Palavras-chave: Controladoria Pública
Controle Orçamentário
Grandes Eventos Esportivos
Editora / Evento / Instituição: ANPCONT
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15000
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Trabalho Apresentado em Evento (Faculdade de Ciências Contábeis)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O papel da controladoria publica no contexto da copa do mundo.pdf141,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.