Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1485
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Maia, Diego Corrêa | - |
dc.contributor.author | Maia, Ana Cláudia Nogueira | - |
dc.creator | Maia, Diego Corrêa | - |
dc.creator | Maia, Ana Cláudia Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2011-06-13T17:48:20Z | - |
dc.date.available | 2011-06-13T17:48:20Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.issn | 1984-5537 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1485 | - |
dc.description | p. 51-71 | pt_BR |
dc.description.abstract | A atual realidade escolar no Brasil demonstra que o ensino de Climatologia não tem sido desenvolvido no Ensino Fundamental II, ou, quando ocorre, é ministrado baseado na Climatologia tradicional e separativa, cujos fatores e elementos do clima são analisados individualmente, retratando-se a natureza de forma estática e totalmente destituída do real. Através da observação dos elementos do clima, pretende-se demonstrar que o aprendizado dos “conteúdos climatológicos” pode ser auxiliado através dos ditos populares. O que se almeja neste artigo é demonstrar que, a partir da observação espontânea (diária) do tempo e do clima, com o auxílio dos ditos populares, os alunos do Ensino Fundamental II podem compreender as relações do tempo e do clima, assim como sua previsão. É necessário para esta atividade um período contínuo de observação para estabelecer a sequência habitual dos tipos de tempo de uma determinada estação do ano. O modo popular de prever o tempo foi iniciado desde que o homem se fixou em cavernas; no entanto, este hábito vem se perdendo em função da urbanização da sociedade. Para reforçar a importância dos provérbios populares para prever o tempo, realizar-se-á um pequeno histórico do nascimento da meteorologia popular, até a sua relevância destacada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Climatologia escolar | pt_BR |
dc.subject | ditos populares | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental II | pt_BR |
dc.subject | previsão do tempo e do clima e parâmetros curriculares nacionais | pt_BR |
dc.title | A utilização dos ditos populares e da observação do tempo para e da observação do tempo para a Climatologia Escolar no Ensino Fundamental II | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista Geotextos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | vol. 6, n. 1 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (IGEO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
3164.pdf | 562,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.