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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Unidades de conservação, planejamento, diálogo de saberes e educação
Título(s) alternativo(s): Revista Geotextos
Autor(es): Santos, Mario Alberto
Autor(es): Santos, Mario Alberto
Abstract: Esse estudo sobre o planejamento em Unidades de Conservação de Uso Sustentável tem como espaço de experiência vivida a reserva extrativista marinha baía do Iguape - BA. Com reflexões sobre a importância da educação e do diálogo de saberes à luz das fenomenologias existencial e da imaginação, da teoria sistêmica da vida e da ciência da cognição, estar-se-á discutindo e analisando, a partir da realidade de uma unidade de conservação de uso sustentável, a necessidade da dialogicidade e do comunitarismo e suas implicações em ações e projetos políticos voltados para o desenvolvimento social e humano. As populações tradicionais e seus saberes não são objetos de estudo; são os sujeitos e seu universo cognitivo, que são essenciais para o planejamento tal como para as ciências. Este artigo tenta contribuir para o esclarecimento de questões que envolvem a discussão da conservação da natureza e as estratégias adequadas para sua materialização: uma organização social e política viável para se pensar a autonomia política e econômica e a liberdade social da população da reserva extrativista.
Palavras-chave: planejamento
educação
diálogo
unidades de conservação
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1481
Data do documento: 2008
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