Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14545
Tipo: Dissertação
Título: Efeitos da heterogeneidade do ambiente, área e variáveis ambientais sobre anfíbios anuros em paisagem fragmentada de Floresta Atlântica
Autor(es): Herrera, Jocilene Brandão
Autor(es): Herrera, Jocilene Brandão
Abstract: A paisagem natural da Floresta Atlântica tem sido modificada antropicamente de forma acelerada. Estatísticas sobre o desmatamento anual das florestas brasileiras estimam que esta atividade esteja crescente a cada ano e que se continuar com este ritmo, florestas tropicais estarão seriamente danificadas ou dizimadas em torno do ano 2100. Esta destruição e remoção de habitats naturais estão entre os principais fatores responsáveis pela perda da biodiversidade, pois quanto menor a área, menor o número de espécies presentes. O presente estudo pretendeu analisar a influencia da heterogeneidade do ambiente e área sobre a riqueza de espécies de anuros e investigar quais micro-variáveis ambientais melhor explicam a composição de anfíbios entre remanescentes de Floresta Atlântica. A pesquisa foi realizada nos municípios de Catu, São Sebastião do Passé, Pojuca e Araçás localizados do estado da Bahia, Brasil. Vinte fragmentos florestais, de tamanhos distintos e com matriz de pasto, foram amostrados. Alocamos a quantidade de parcelas (25 x 60m) proporcional à área dos fragmentos, totalizando 122 parcelas. As coletas ocorreram em uma estação seca e uma chuvosa. Os anfíbios foram coletados através de busca ativa diurna e noturna. A composição da comunidade foi representada através de um eixo sintético construído usando a técnica escalonamento multidimensional não métrico (NMDS) sobre a matriz de abundâncias. Mensuramos nove micro-variáveis ambientais que foram reduzidas a três eixos sintéticos através da análise de componentes principais (PCA). O teste de regressão linear múltipla testou se a heterogeneidade ambiental, área ou ambos influenciam a riqueza de anfíbios. Aplicamos o teste de regressão múltipla, com correção de Bonferroni, para identificar quais micro-variáveis melhor explicam a composição dos anuros nos fragmentos florestais. Registramos 42 espécies de anfíbios para a área total estudada, porém consideramos somente 36 espécies nas análises. A heterogeneidade ambiental, e não a área, dos fragmentos foi importante para a riqueza de anfíbios. O teste de Mantel indicou que o eixo NMDS correspondeu a 85% da variação original da composição da comunidade de anfíbios no espaço multidimensional. As micro-variáveis foram reduzidas a três eixos, representando ca.70% da variação da matriz. Os PC2, representando as bromélias terrestres e epífitas, e o PC3, representando somente a serapilheira foram significativos para os anfíbios. Nossos resultados mostram que fragmentos pequenos também são importantes para a anurofauna. Além disso, as bromélias terrestres e epífitas juntamente com a serapilheira foram as micro-variáveis que explicaram a composição da comunidade. Estas variáveis promovem a umidade nos ambientes degradados e favorecem os organismos ali presentes. Portanto, fragmentos florestais mesmo de tamanho pequeno, são importantes para sustentar comunidades, desde que detenham estruturas-chave para as espécies estudadas.
Palavras-chave: Comunidade de anuros
Heretogeneidade
Área
Variáveis ambientais
Mata Atlântica
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Ecologia e Biomonitoramento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14545
Data do documento: 6-Fev-2014
Aparece nas coleções:Dissertação (Pós-Ecologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Herrera 2011.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.