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dc.contributor.advisorFigueiredo, Ângela Lúcia Silva-
dc.contributor.authorBarros, Zelinda dos Santos-
dc.creatorBarros, Zelinda dos Santos-
dc.date.accessioned2014-02-03T20:03:35Z-
dc.date.available2014-02-03T20:03:35Z-
dc.date.issued2014-02-03-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14531-
dc.description.abstractA formação docente a distância ensejou a criação de um novo espaço para a abordagem de conteúdos relacionados à História e Cultura Afro-brasileiras, ampliando as possibilidades de estudo da etnicidade. Características particulares da EAD, como o uso intensivo de tecnologias de informação e comunicação e a ênfase à expressão escrita, passaram a demandar investigações que analisem os desdobramentos da formação a distância para o ensino de História e Cultura Afrobrasileiras, assim como outros temas ligados à diversidade cultural. Esta tese investiga as implicações de um curso a distância voltado para o ensino de História e Cultura Afro-brasileiras, em particular, a forma como os sujeitos se apropriam dos conteúdos sobre a temática e os reelaboram no espaço virtual. Trata-se de um estudo de caso do Curso de Formação para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileiras do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO/UFBA), em que se utilizou o lurking (observação à espreita) como estratégia de observação. É adotada uma abordagem interdisciplinar – Estudos Étnicos, Comunicação, Educação, Sociologia, Antropologia, Linguística – e operacionalizado o conceito de etnicidade virtual em referência ao fenômeno de produção e reprodução de diferenças no ciberespaço, marcado pelo reconhecimento de experiências e memórias consideradas comuns a determinado contingente humano. Por meio da análise das interações nos fóruns de discussão, dos projetos pedagógicos apresentados pelas/os cursistas como trabalho de conclusão de curso e dos questionários de avaliação aplicados ao longo do curso, foram explorados os significados atribuídos à participação num curso de formação para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira. Entre outros aspectos, a pesquisa identifica as características e peculiaridades de um curso online que aborda a diversidade cultural e localiza as lógicas de produção e reprodução que orientam a expressão da etnicidade em ambientes virtuais de aprendizagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação onlinept_BR
dc.subjectCiberespaçopt_BR
dc.subjectEtnicidadept_BR
dc.subjectAfro-brasileirospt_BR
dc.subjectOnline Educationpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEthnicitypt_BR
dc.subjectAfrican-Brazilianpt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.titleImplicações da formação a distância para o ensino de História e Cultura Afro-brasileiraspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBApt_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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