Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14513
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMagalhães, Mauro de Oliveira-
dc.contributor.authorSantos, Patricia Vaz Sampaio-
dc.creatorSantos, Patricia Vaz Sampaio-
dc.date.accessioned2014-02-03T14:00:54Z-
dc.date.available2014-02-03T14:00:54Z-
dc.date.issued2014-02-03-
dc.date.submitted2013-10-31-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14513-
dc.description.abstractA presente pesquisa investigou as diferenças da vivência acadêmica de estudantes cotistas e não cotistas. Subjacente a este objetivo, buscou-se comparar o poder preditivo dos componentes das variáveis integração social e integração acadêmica em relação à satisfação com a formação e intenção de evasão de estudantes cotistas e não cotistas, em cursos tradicionais e bacharelados interdisciplinares. O estudo parte da premissa de que os fatores anteriores ao ingresso, como background familiar e experiências escolares anteriores, que diferenciam estudantes cotistas dos estudantes não cotistas, impactam diretamente a forma que o aluno se integra ao ambiente acadêmico. Esta proposição encontra base no modelo teórico adotado – Modelo de Integração do Estudante – formulado por Vicent Tinto, que permanece como uma das teorias sobre evasão mais pesquisada e revisitada. Participaram do estudo 3844 estudantes matriculados na Universidade Federal da Bahia (UFBA), 1771 cotistas e 2173 não cotistas, sendo que 3137 pertencem aos cursos tradicionais e 807 pertencem aos bacharelados interdisciplinares. O instrumento utilizado para o alcance dos objetivos foi a Escala de Ajustamento ao Ensino Superior (EAJES). Para a análise dos dados foram realizadas estatísticas descritivas, análise de variância (ANOVA) e análises de regressão. Os resultados encontrados apontam para a existência de diferenças significativas na vivência acadêmica de estudantes cotistas e não cotistas. A predição da satisfação com a formação e da intenção de abandono dos estudantes pelos componentes da vivência acadêmica variou conforme a modalidade de cursos de graduação (cursos tradicionais ou bacharelados interdisciplinares). Por fim, a importância da identificação e levantamento dos preditores para os diferentes públicos da UFBA é discutida.pt_BR
dc.description.abstractThe present study investigated the differences of academic experience of students selected for affirmative action program quotas, and those not under quotas. Underlying this goal, we compared the predictive power of the variable components of social and academic integration in relation to formation satisfaction and intention of evasion of students selected for affirmative action program quotas, and those not under quotas, in traditional courses and “interdisciplinary bachelor”. The study assumes that the factors prior to entry, such as family background and previous school experiences that differentiate students selected for affirmative action program quotas, directly impact the way that the student integrates the academic environment. This proposition is based on the theoretical model - Model of Student Integration - formulated by Vincent Tinto, which remains one of the most researched theories of avoidance and revisited. Participants were 3844 students enrolled at the Universidade Federal da Bahia (UFBA), 1771 students selected for affirmative action program quotas and 2173 those not under quotas. 3137 students belong to the traditional courses and 807 belong to “interdisciplinary bachelor”. The instrument used to achieve the objectives was the Escala de Ajustamento ao Ensino Superior (EAJES ). For data analysis were performed descriptive statistics, analysis of variance ( ANOVA ) and regression analyzes . The results indicate the existence of significant differences in the academic experience of students selected for affirmative action program quotas, and those not under quotas. The prediction of the students’ formation satisfaction and intention to abandon by components academic experience varied according to the type of undergraduate (traditional courses or “interdisciplinary bachelor”). Finally, the importance of the identification and collection of predictors for different students is discussed.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectVivência acadêmicapt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectCotaspt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectAcademic experiencept_BR
dc.subjectDropoutpt_BR
dc.subjectProgram quotaspt_BR
dc.titleAdaptação à universidade dos estudantes cotistas e não cotistas: relação entre vivência acadêmica e intenção de evasãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesPeixoto, Adriano de Lemos Alves-
dc.contributor.refereesSilva, Tattiana Tessye Freitas da-
dc.publisher.departamentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsIPS-PPGPSIpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPSI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado - Patrícia Vaz.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.