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Tipo: Dissertação
Título: O boato na Bolsa de Valores: Um estudo sobre as ações com maior volume financeiro entre 2007 e 2011
Autor(es): Cruz, Fábio Marques da
Autor(es): Cruz, Fábio Marques da
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo analisar de que forma os boatos se propagam entre os participantes do mercado acionário e a sua influência nas oscilações de preços ocorridas na Bolsa de Valores de São Paulo. Para tanto, foi realizada através da pesquisa bibliográfica a identificação dos atores do mercado de ações e de suas redes de relações. Já a identificação dos fluxos de informação que circulam nessas redes foi baseada na literatura e nos dados obtidos através do levantamento dos comunicados das empresas de capital aberto. Para a análise da influência dos boatos nas oscilações de preços das ações, utilizou-se, como método de pesquisa, o estudo de casos múltiplos centrado nas dez empresas cujas ações tiveram maior volume de negociação no mercado à vista entre os anos de 2007 a 2011. A amostra foi selecionada a partir da soma do volume financeiro do histórico de preços do mercado à vista fornecido pela bolsa. Os boatos foram coletados dos comunicados das empresas emitidos para prestar esclarecimentos em relação a informações não oficiais divulgadas pela imprensa. A análise desses documentos permitiu criar um diagrama para a representação das informações acerca dos boatos e categorizá-los por assunto. Esse diagrama foi aplicado a uma base de dados para armazenamento das informações coletadas nos comunicados. Em seguida, essas informações foram recuperadas, juntamente com as cotações históricas, para se analisar a influência dos boatos nos movimentos de preço. O quadro teórico de referência é formado pelos autores Kapferer e Müller. Os resultados comprovam que os boatos, assim como as respostas das empresas sobre eles, exercem influência nas oscilações de preço das suas ações. Os investidores, ávidos por informações para diluir a incerteza, tomam decisões com base em boatos apostando na credibilidade dos meios de comunicação que os divulgam, mesmo sabendo que nem sempre são informações confiáveis. Além disso, como os agentes do mercado estão o tempo todo tentando antecipar informações que possam influenciar o desempenho econômico das empresas e o comportamento dos demais, a concorrência no mercado de ações se dá em torno do acesso à informação que pode ter diversos conteúdos e configurações e percorrer diferentes canais.
This research aimed to analyze how the rumors spread among the participants of the stock market and its influence on the price fluctuations occurred in São Paulo Stock Exchange. The work was carried out through literature search to identify the actors of the stock market and their networks of relationships. The identification of information flows that circulate in these networks was based on the literature and data obtained from publicly traded companies' communications. To analyze the influence of rumors on the fluctuations of stock prices, the multiple case study was used as research method focused on ten companies whose shares had higher trading volume in the spot market during the years 2007-2011. The sample was selected from the sum of the financial volume in historical prices of the spot market provided by the stock exchange. Rumors were collected from corporate communications issued to provide clarification regarding unofficial information disclosed in the press. The analysis of these documents helped to create a diagram to represent the information about the rumors and categorize them by subject. This diagram was applied to a database to store the information collected in the communications. Then, this information was retrieved, along with historical quotes, to analyze the influence of rumors in price movements. The theoretical framework is formed by the authors Kapferer and Müller. The results confirm that rumors, as well as the companies' responses about them, influence price fluctuations of its shares. Investors, eager for information to dilute the uncertainty, make decisions based on rumors betting on the credibility of the media that disclose them, even knowing that they are not always reliable information. Moreover, as market players are all the time trying to antici pate information that may influence the economic performance of companies and the behavior of others, competition in the stock market revolves around access to information that may have different contents and settings and go through different channels.
Palavras-chave: Boato
Bolsa de Valores de São Paulo
Capital imaterial
Conhecimento tácito
Fluxos informais
Imprensa
Mercado de ações
Oscilação de preço
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14481
Data do documento: 27-Jan-2014
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCI)

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