Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barreto, Paula Cristina da Silva | - |
dc.contributor.author | Soares, Marília Carvalho | - |
dc.creator | Soares, Marília Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2014-01-13T12:18:11Z | - |
dc.date.available | 2014-01-13T12:18:11Z | - |
dc.date.issued | 2014-01-13 | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14322 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa se desenvolveu por meio de um estudo de caso, tendo por objetivo identificar o modo como as significações do racismo inscrevem-se psiquicamente nas crianças, produzindo a dimensão simbólica do corpo negro e o ideal imaginário de brancura. Com base no referencial da teoria psicanalítica, aliado a procedimentos teórico-metodológicos das Ciências Sociais, analisou-se os discursos das crianças e suas ações no cotidiano escolar de uma instituição da rede particular de ensino da cidade de Salvador. Além das observações realizadas nas salas de aula do primeiro e quinto anos do ensino fundamental e nos momentos de convívio mais livre, utilizou-se também de técnicas projetivas, lançando mão do desenho de um autorretrato, brincadeiras com bonecos e fotos de revistas. As crianças foram incentivadas a dizerem como se relacionam e quais as representações relativas à beleza, profissão, família, dentre outros temas emergentes, referentes às relações raciais. Os dados encontrados no campo foram analisados por meio de cinco categorias: auto e heteroclassificação; etnicidades; formas de estigmatização; igualitarismo e anti-igualitarismo; estética e imagem corporal. Os resultados apontam para as interações dialéticas do racismo enquanto sintoma social e individual, inscrições psíquicas que permanecem pouco elaboradas entre as crianças. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Sintoma | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Relações raciais e subjetividade de crianças em uma escola particular na cidade de Salvador | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Figueiredo, Ângela Lucia Silva | - |
dc.contributor.referees | Castro, Mary Garcia | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Estudos Étnicos e Africanos | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PÓS-AFRO)
|