Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14221
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Acondicionamento e coleta de resíduos sólidos domiciliares e impactos na saúde de crianças residentes em assentamentos periurbanos de Salvador, Bahia, Brasil
Título(s) alternativo(s): Cadernos de Saúde Pública
Autor(es): Moraes, Luiz Roberto Santos
Autor(es): Moraes, Luiz Roberto Santos
Abstract: O artigo apresenta estudo do acondicionamento e coleta de resíduos sólidos domiciliares e o impacto na saúde de crianças, por meio de pesquisa realizada em nove assentamentos humanos localizados em área periurbana da cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Como indicadores epidemiológicos foram utilizados, em 1.893 crianças entre 5 e 14 anos, a infecção por nematóides intestinais, expressa pela prevalência de Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura e ancilostomídeos, e em 1.204 crianças menores de cinco anos, a incidência de diarréia e o estado nutricional, este expresso por indicadores antropométricos. Os resultados apresentam a maior prevalência dos três nematóides nas crianças dos domicílios que não dispõem de acondicionamento adequado e de coleta de resíduos sólidos que naquelas de domicílios com acondicionamento adequado e coleta regular, sendo a diferença encontrada estatisticamente significante, mesmo quando outros fatores de risco sócio-econômicos, culturais, demográficos e ambientais são considerados. Resultado semelhante é também observado com relação aos indicadores epidemiológicos, incidência de diarréia e estado nutricional.
Palavras-chave: Diarréia
Nematóides - Infecções
Resíduos Sólidos - a
Coleta de Resíduos Sólidos
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14221
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (MEAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0102-311X2007001600024.pdf85,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.