Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14012
Tipo: Dissertação
Título: Comunicação estratégica na política: um estudo da campanha eleitoral na internet dos candidatos ao governo da Bahia em 2010
Autor(es): Ferreira, Suzana
Autor(es): Ferreira, Suzana
Abstract: Esta dissertação refere-se a um estudo da comunicação estratégica política, na internet, utilizada nas campanhas dos candidatos ao cargo de governador da Bahia nas eleições de 2010. O indivíduo sempre buscou maneiras de divulgar conquistas e afirmar a manutenção do poder político para a população, contudo, o modo como se dá esse processo está associado às características do contexto histórico. Através do rádio, do jornal impresso e, principalmente, da TV, a comunicação estratégica na política ganhou força, alcançando, hoje, o contemporâneo universo de redes digitais, a internet. Esta dissertação é exatamente sobre o uso deste meio de comunicação on-line na campanha eleitoral brasileira para governador da Bahia, em 2010. O foco é nas ferramentas sob responsabilidade direta das coordenações das campanhas, tendo sido desprezadas as que foram criadas por adeptos dos candidatos. As estratégias utilizadas na comunicação política têm o objetivo de destacar para os eleitores as qualidades de um candidato, oferecendoinformações que o façam ser aceito positivamente. Possibilitam, também, a construção de uma determinada imagem do candidato, que pode ser diferente da sua imagem como pessoa, isto é, uma imagem que se distancia de como ele de fato é, e se aproxima o mais possível da expectativa de imagem que o eleitorado tem dele. A internet tem sido mais um recurso para essas estratégias, como nova forma de comunicação em campanhas eleitorais, possibilitando conexões em diferentes tempos, assim como fluidez na circulação de mensagens. Para este trabalho, além da revisão bibliográfica, foram utilizadas como metodologia: 1) análise documental, isto é, observação direta dossites, assim como do Facebook, Twitter, Orkut e YouTube,arquivados durante a campanha; 2) entrevistas com os principais envolvidos na construção da comunicação estratégica dos candidatos na internet. A campanha eleitoral de 2010 foi a primeira no Brasil com o uso da internet permitido pela legislação. A pesquisa teve como objetivo identificar as ferramentas de comunicação utilizadas pelos candidatos na internet e conhecer sua atuação na política, observando as diferença do uso desse meio entre os candidatos, sob a ótica do uso de elementos utilizados estrategicamente para atrair o eleitor.Os resultados mostraram: 1) que a internet foi um espaço utilizado para o desenvolvimento da comunicação estratégica nas eleições de 2010, na Bahia; 2) as evidências apontam que o uso da web tem crescido, mas ainda não foi um fator decisivo nessa disputa eleitoral.
Palavras-chave: Política
Comunicação estratégica
Eleição
Campanha on-line
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Comunicação e Cultura Contemporâneas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14012
Data do documento: 29-Nov-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCOM)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.