Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13955
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Prevalência de sintomas de ansiedade e depressão em docentes do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia
Autor(es): Almeida, João Matheus Dantas
Autor(es): Almeida, João Matheus Dantas
Abstract: Os docentes e os médicos são dois grupos de indivíduos submetidos a ambientes sociais e condições de trabalho onde estão muitas vezes sujeitos a uma grande carga de estresse, que por sua vez é fator de risco para o desenvolvimento de transtornos, tais como depressão e ansiedade. Objetivo: Aferir as prevalências de sintomas depressivos e ansiosos entre docentes da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia. Metodologia: Um estudo transversal foi realizado com uma amostra de 36 docentes do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia, que responderam ao Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), ao Inventário de Depressão de Beck (BDI) e um questionário com alguns dados pessoais. Além disso, foi feita uma pesquisa nos sites de busca Pubmed e Scielo, onde o material da literatura encontrado foi utilizado para subsidiar e confrontar os dados encontrados. Resultados: Verificou-se que 16,7% dos docentes apresentavam algum grau de depressão. Além disso, verificou-se que 11,4% dos docentes apresentavam algum grau de ansiedade. Variáveis como sexo e grau de escolaridade parecem demonstrar correlação com a incidência dos níveis de depressão e ansiedade e idade ou estado civil. Alguns sintomas isolados se mostraram elevados e encontravam-se dentro da média relata por outros estudos que abordaram o tema. Conclusão: Tendo em vista o resultado desta pesquisa, faz-se importante a realização de estudos mais amplos e com amostras mais representativas dessa população, avaliando outras variáveis que podem ter grande influencia na prevalência desses sintomas. Possibilitando a identificação de grupos que se beneficiem de uma observação cuidadosa e, se necessário, uma intervenção objetivando a melhora da qualidade de vida desses indivíduos.
Palavras-chave: Ansiedade
Depressão
Médicos
Prevalência
Docentes
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Graduação em Medicina
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13955
Data do documento: 26-Nov-2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.