Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13852
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Valor da substância colóide, presente na punção aspirativa, para a predição da natureza de nódulos tireoidianos: análise retrospectiva de 1.049 pacientes
Autor(es): Carneiro, Karine Oliveira
Autor(es): Carneiro, Karine Oliveira
Abstract: Introdução: A doença nodular é a patologia tireoidiana mais freqüente e a maior parte dela é de natureza benigna. Entre os tumores malignos que podem apresentar-se como um nódulo tireoidiano, o tumor papilífero é o mais comum, respondendo por mais de 90% deles. Dados clínicos e de imagem ajudam na seleção dos pacientes que devem ser submetidos à cirurgia, mas a punção aspirativa da tireóidecom agulha fina guiada pela ultrassonografia (PAAF-USG) é a melhor técnica para avaliá-los, com elevados níveis de sensibilidade e especificidade. Entretanto, cerca de 10% dos nódulos revelam diagnóstico indeterminado na PAAF-USG e, visando aumentar o valor diagnóstico da PAAF, vem sendo implantada uma nova técnica de preparo para estudo citopatológico (Thin-Prep) que despreza a substância colóide no seu preparo, visando o estudo da estrutura celular, isoladamente. A questão que emerge é se a análise da substância coloidal que acompanha as células foliculares tireoidianas não é importante para a conclusão citopatológica. Material e métodos: estudo observacional conduzido com 1.049 pacientes, procedeu-se análise retrospectiva desses pacientes através de PAAF-USG, onde 1.550 nódulos tireoidianos foram analisados e a quantidade de colóide foi estratificada em quatro níveis: grande quantidade, moderada quantidade, escassa quantidade, ausência de colóide. Estes níveis foram cruzados com a condição de ter ou não câncer, na histopatologia. Resultados: Foi realizada tireoidectomia total 8/41 (M/F) pacientes com idade 45,6±16,16 anos foram operados, observando-se que a quantidade de colóide no material estudado teve correlação inversa com a probabilidade de malignidade nos espécimes estudados (p<0,01). Conclusão: A presença de colóide em grande quantidade na PAAF-USG sugeriu fortemente tratar-se de patologia benigna nos nódulos tireoidianos estudados.
Palavras-chave: Tireóide - Doenças
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Colegiado de Graduação em Medicina
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13852
Data do documento: 22-Nov-2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Karine Oliveira Carneiro.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.