Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13849
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Prevalência da infecção por Leishmania donovani a partir do ELISA com antígenos rK39, rK26 e intramorreação de Montenegro
Autor(es): Viana, Vivian Moana de Araújo
Autor(es): Viana, Vivian Moana de Araújo
Abstract: Leishmaniose Visceral (LV) ou Calazar, considerada uma doença negligenciada pela OMS, tem se disseminado rapidamente na Bahia por conta do processo de urbanização. O município de Camaçari, localizado na região metropolitana de Salvador-Bahia, tem se mostrado como área endêmica da doença. Portanto, torna-se essencial obter informações acerca da distribuição da infecção por Leishmania sp. para o fornecimento de subsídios para o controle dessa epidemia pela comunidade local. OBJETIVOS: 1) identificar a prevalência da infecção por Leishmania donovani sugerida pelo ELISA com antígenos rK39 e rK26 e/ou intradermorreação de Montenegro, em indivíduos residentes em Pé de Areia, município de Camaçari; 2) descrever o perfil demográfico dos indivíduos incluídos no estudo; 3) fornecer pressupostos para as autoridades locais para a adoção de medidas preventivas de controle da infecção por Leishmania sp na comunidade estudada. METODOLOGIA: Realizou-se um inquérito sorológico entre janeiro e fevereiro de 2011 em 206 indivíduos residentes em Pé de Areia, município de Camaçari-BA para pesquisa de anticorpos contra Leishmania donovani. Como instrumentos, adotou-se o ELISA-indireto com antígenos rK-39 e rK-26, e a intradermorreação de Montenegro (IDRM) com solução de leishmanina de L. amazonensis. RESULTADOS: Cerca de 51% dos indivíduos apresentaram positividade em algum dos testes realizados; o coeficiente de prevalência de infecção foi maior no grupo de indivíduos com idade ≤ 17 anos; O ELISA com rK26 se sobressaiu na identificação sugestiva de indivíduos com infecção por Leishmania sp. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: a alta prevalência da infecção por Leishmania sp. em Pé de Areia nos induz a classificá-la como novo foco epidêmico; a faixa etária mais acometida pela infecção foram indivíduos jovens; o ELISA com rK39 e rK26 mostraram-se boas ferramentas para inquéritos sorológicos; esse trabalho teve um impacto positivo em Pé de Areia uma vez que permitiu identificar focos sugestivos de infecção.
Palavras-chave: Leishmania
Técnicas imunológicas
Epidemiologia
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Colegiado de Graduação em Medicina
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13849
Data do documento: 22-Nov-2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vivian Moana de Araujo Viana.pdf597,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.